REVISÃO SISTEMÁTICA DE PUBLICAÇÕES SOBRE OS IMPACTOS DO USO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Autores

  • Zoraide Martins Rodrigues Vieira Unila
  • Leonardo da Silva Arrieche Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Janine Padilha Botton Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de publicações da produção científica brasileira relacionada à sustentabilidade no uso de combustíveis e as principais pesquisas relacionando os meios de produção com o uso sustentável de combustíveis. O método utilizado é exploratório com abordagem qualitativa e segue os direcionamentos de organização previstos para realizar a revisão sistemática. Os resultados demonstram que 30% dos artigos estão diretamente relacionados aos aspectos ambientais dos meios de transporte, 10% reflete sobre o uso de energias renováveis como alternativa de consumo e 60% decorre de revisão da produção científica brasileira sobre a sustentabilidade. A reflexão sobre os estudos desenvolvidos no Brasil indica que há grandes avanços no desenvolvimento de alternativas sustentáveis para os transportes e promove a constatação de que a ciência tem um longo caminho a percorrer na otimização do consumo de combustíveis e na produção de bens sem causar impactos ambientais no Brasil.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Arrieche, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Engenheiro de Alimentos pela FURG, Doutor e Mestre em Engenharia Química pela UFSCar. Professor do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), E-mail: leonardo.arrieche@unila.edu.br.

Janine Padilha Botton, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Ciência dos Materiais pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Química pela Université de Rennes 1 (França). Professora do Instituto LatinoAmericano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA), E-Mail: janine.padilha@unila.edu.br.

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

4 Bacharel em Química Industrial, Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. Professora do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), E-Mail: maria.porto@unila.edu.br.

Downloads

Publicado

2023-07-26