RECUPERAÇÃO E REUSO DE ENERGIA TÉRMICA EM PLANTAS INDUSTRIAIS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

Resumo

A busca de meios mais sustentáveis do uso de energia tem sido foco de muitos estudos encontrados na literatura. O presente artigo tem como objetivo compreender o cenário geral de produção e uso de energia térmica na indústria ao levantar informações por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre quais métodos de recuperação vêm sendo pesquisados e quais são os benefícios obtidos com o reúso da energia térmica recuperada. Os resultados da RSL demonstram que a energia térmica é utilizada em vários segmentos industriais e é obtida através de processos que podem envolver eletricidade, combustíveis fósseis ou fontes renováveis. Também demonstram que se vem pesquisando métodos como a cogeração de eletricidade e reúso do calor residual na própria planta industrial, e que o reúso da energia residual gera diminuição nas emissões de gases do efeito estufa, redução no uso de energias primárias e diminuição nos custos de produção.

Biografia do Autor

Wagner Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduação em Tecnologia em Manutenção Eletromecânica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR (2013); Graduação em Licenciatura em Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR(2021); Especialização em Docência do Ensino Superior, União Dinâmica Cataratas, UDC (2017); Mestrando em Energia e Sustentabilidade, Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA (Experiências profissionais: 2002 a 2006 celetista, enquadramento funcional corte, lapidação e usinagem de vidros; 2009 Estágio de Técnico em Química nos Laboratórios de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Medianeira; 2010 a 2011 Estágio em Manutenção Eletromecânica nos Laboratórios de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Medianeira; 2011 a 2015 Eletromecânico na Frimesa Cooperativa Central. Exerce o cargo de Técnico de Laboratório/Química na Universidade Federal da Integração Latino-Americana desde 2015 até o momento. Link de acesso ao lattes: http://lattes.cnpq.br/4518642507952004.

Andréia Cristina Furtado, Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

Engenheira Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Tem experiência na área de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise heterogênea, reatores químicos, etanol, reforma a vapor, hidrogênio, metais nobres e reações paralelas, biocombustíveis. Desde 2011 é professora da Universidade Federal da Integração Latino Americana, em Foz do Iguaçu - PR. Na fase atual, é Professor Classe D - Associado, Nível 01. Na UNILA, participou em duas gestões como representante do ILATIT no CONSUN, foi coordenadora do curso de Engenharia Química em duas gestões e participou efetivamente do processo de criação e reconhecimento desse curso. Desde 2019 atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, como professora e orientadora de mestrado e doutorado. Link de acesso ao lattes: http://lattes.cnpq.br/0969254728157087.

Downloads

Publicado

2023-07-26