UM ESTUDO DO ÍNDICE DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA MICRORREGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU COM APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SHIFT-SHARE PARA 2000 E 2010
Resumo
O presente trabalho busca fazer uma análise da variação do Índice de Desenvolvimento Social na Microrregião de Foz do Iguaçu, utilizando a metodologia shift-share (estrutural-diferencial) nos indicadores de 2000 e 2010. Para tal, utilizou-se os indicadores básicos de desenvolvimento humano publicados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Após a aplicação da metodologia se obtêm quais cidades da microrregião obtiveram maiores variações de cada indicador, assim como as que não tiveram resultados tão expressivos. Aqui cabe ressaltar que, para o período, todos municípios apresentaram crescimento em seus índices e indicadores de desenvolvimento (a exceção do coeficiente de Gini).
Downloads
Publicado
2016-02-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Gilson Batista de Oliveira, Diego Camargo Botassio- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).