UM MÉTODO DE PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS: ESTUDO DE CASO PARA O SETOR DE EVENTOS DE FOZ DO IGUAÇU NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19

ESTUDO DE CASO PARA O SETOR DE EVENTOS DE FOZ DO IGUAÇU NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Ana Luisa Teles Maciel UNIOESTE
  • Elói Junior Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) https://orcid.org/0000-0003-2224-7023
  • Marcos Ferasso 1. Escola de Ciências Económicas e das Organizações - Lusófona University, Lisboa, Portugal; 2. Grupo de Investigación de Estudios Organizacionales Sostenibles – Universidad Autónoma de Chile, Santiago, Chile.
  • Joylan Nunes Maciel Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0003-0725-6917

Resumo

Este estudo desenvolveu e aplicou um novo método para a prospecção de cenários futuros para o setor de eventos de Foz do Iguaçu, considerado antes da pandemia de COVID-19, como um dos principais destinos turísticos brasileiros para realização de eventos nacionais e internacionais. A nova abordagem multimétodo proposta, que integra o método Delphi, Global Business Network (GBN) e a Análise de Impacto Cruzado (AIC), foi desenvolvida e aplicada na construção dos cenários. Três cenários distintos baseados foram prospectados a partir das principais forças motrizes identificadas. Os resultados mostram que, no âmbito do setor de eventos, o futuro seria impactado principalmente pelo desdobramento da Pandemia COVID-19, o uso de novas tecnológica em eventos e principalmente pelas condições do transporte aéreo. Além da proposição da nova metodologia, que pode ser replicada em outras pesquisas, este estudo apresenta contribuições acadêmicas e profissionais devido a sua originalidade de aplicação no setor de eventos da cidade de Foz do Iguaçu.

 

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10612205

Biografia do Autor

Ana Luisa Teles Maciel, UNIOESTE

Mestre em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2022). Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (2017). Graduada em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2008). Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Eventos e Cerimonial Universitário.

Elói Junior Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2023). Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Especialização em Desenvolvimento Gerencial (2000). Graduação em Administração pela UNICS (1999). Professor e pesquisador da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Marcos Ferasso, 1. Escola de Ciências Económicas e das Organizações - Lusófona University, Lisboa, Portugal; 2. Grupo de Investigación de Estudios Organizacionales Sostenibles – Universidad Autónoma de Chile, Santiago, Chile.

Doutor em administração (UFPR/Brasil) com estágio doutoral na Forsyth Technical Community College/EUA. Atua nas seguintes instituições: 1. Escola de Ciências Económicas e das Organizações - Lusófona University, Lisboa, Portugal; 2. Grupo de Investigación de Estudios Organizacionales Sostenibles – Universidad Autónoma de Chile, Santiago, Chile.

Joylan Nunes Maciel, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutorado em Energia e Sustentabilidade pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, 2022). Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008). Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2006). Docente no Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) da UNILA e Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) da UNILA. É professor Associado I na UNILA, lecionando desde 2011 nos cursos de Engenharias, Saúde Coletiva, Licenciatura em Ciências da Natureza, Biotecnologia e Medicina. Coordenador da Área de Ciência da Computação e Coordenador de Tecnologia da Informação (CTIC) da UNILA.

Downloads

Publicado

2024-02-02