UM MÉTODO DE PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS: ESTUDO DE CASO PARA O SETOR DE EVENTOS DE FOZ DO IGUAÇU NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
ESTUDO DE CASO PARA O SETOR DE EVENTOS DE FOZ DO IGUAÇU NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Este estudo desenvolveu e aplicou um novo método para a prospecção de cenários futuros para o setor de eventos de Foz do Iguaçu, considerado antes da pandemia de COVID-19, como um dos principais destinos turísticos brasileiros para realização de eventos nacionais e internacionais. A nova abordagem multimétodo proposta, que integra o método Delphi, Global Business Network (GBN) e a Análise de Impacto Cruzado (AIC), foi desenvolvida e aplicada na construção dos cenários. Três cenários distintos baseados foram prospectados a partir das principais forças motrizes identificadas. Os resultados mostram que, no âmbito do setor de eventos, o futuro seria impactado principalmente pelo desdobramento da Pandemia COVID-19, o uso de novas tecnológica em eventos e principalmente pelas condições do transporte aéreo. Além da proposição da nova metodologia, que pode ser replicada em outras pesquisas, este estudo apresenta contribuições acadêmicas e profissionais devido a sua originalidade de aplicação no setor de eventos da cidade de Foz do Iguaçu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Ana Luisa Teles Maciel, Elói Junior Damke, Marcos Ferasso, Joylan Nunes Maciel- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).