A TÉCNICA DOS SEIS CHAPÉUS DO PENSAMENTO PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL WISH FOZ DO IGUAÇU
Resumo
É crucial que uma organização mantenha um excelente ambiente de trabalho para garantir o engajamento de sua equipe, resultando em melhores resultados. Este artigo teve como objetivo analisar e buscar as melhores alternativas dos pontos críticos citados na pesquisa de clima de um hotel em Foz do Iguaçu, realizado no ano de 2022. Para isso contou com a técnica dos Seis Chapéus do Pensamento de Edward de Bono, para estimular a criatividade dos dez gestores envolvidos, com o objetivo de organizar os pensamentos criativos, priorizar as ações necessárias e mais importantes para o ambiente de trabalho, aumentando a satisfação dos colaboradores e hóspedes. Como resultado compreendeu-se que os líderes assumam um papel diretivo e criativo pois sentir-se acolhido pela empresa é fator de bem-estar. Os gestores entenderam a técnica proposta, transpassando pelos diferentes chapéus que ajudou a deliberar e expressar suas ideias. Evidenciou-se que a metodologia empregada demonstrou ser satisfatória e exequível, podendo ser incorporada nas práticas de gestão organizacional. Ademais, a ausência de uma compreensão clara das expectativas, responsabilidades, falta de confiança e criatividade, e oportunidades de crescimento pode criar um ambiente adverso. Os colaboradores podem sentir-se desvalorizados, sem perspectivas de progresso e sem reconhecimento por seus esforços
Palavras-chave: Hotel. Criatividade. Clima Organizacional. Seis Chapéus do Pensamento.
ABSTRACT
It is crucial for an organization to maintain a positive work environment to ensure the engagement of its staff, resulting in better results. Therefore, this article aimed to analyze and seek the best alternatives for the critical points mentioned in the climate survey of a hotel in Foz do Iguaçu, carried out in the year 2022. For this, it relied on the method Six Chapéus do Pensamento by Edward de Bono, to sharpen the creativity of the ten managers involved, with the objective of organizing creative thoughts, identifying and prioritizing the necessary actions to improve the work environment, increasing the satisfaction of employees and guests. As a result, it was understood that leaders assume a directive and creative role, as feeling welcomed by the company is a factor of well-being. The managers understood the proposed technique, passing through the different hats that helped to organize and express their ideas. It was evident that the methodology employed proved to be satisfactory and feasible, and could be incorporated into organizational management practices. Furthermore, the absence of a clear understanding of expectations, responsibilities, lack of confidence and creativity, and opportunities for growth can create an unfavorable environment. Employees may feel undervalued, with no prospects for advancement and no recognition for their efforts.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10611866
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