PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: uma ferramenta para o desenvolvimento
Resumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar o processo histórico do planejamento da educação brasileira como ferramenta para o desenvolvimento humano, social e econômico para o Brasil. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico a Teoria do Capital Humano e a guisa da literatura. Os principais resultados da pesquisa sugerem que o Brasil, no decorrer dos séculos, desde a educação cristã até à aprovação do Plano Nacional de Educação, percorreu um longo caminho para o planejamento educacional, ora avançando, ora estagnando. O Brasil avançou, mas ainda há muito a ser feito para se tornar um país com nível elevado de capital humano. A conclusão, portanto, é que a elaboração de um bom planejamento educacional irá contribuir, de forma intensa, para o desenvolvimento do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Udo Strassburg, Nilton Marques Oliveira, Ricardo Rippel- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).