INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thiago Vinícius Neres Feitosa UNIOESTE
  • Claudio Alexandre de Souza UNIOESTE/Professor

Resumo

As técnicas de criatividade são métodos estruturados que visam estimular o pensamento criativo e a geração de ideias inovadoras. Quando aplicadas na resolução de conflitos, essas técnicas desempenham um papel crucial ao fornecer abordagens alternativas e soluções criativas para lidar com situações conflituosas. A sua aplicação permite que os envolvidos explorem perspectivas diferentes, promovam a flexibilidade cognitiva e busquem soluções colaborativas. Este estudo apresenta a aplicação da técnica dos seis chapéus do pensamento para um determinado grupo, com o objetivo de encontrar solução para um problema vivenciado pela empresa em questão. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de caso, realizado com 14 integrantes da equipe de cobrança de uma empresa do ramo hoteleiro, atuante no seguimento de multipropriedade no município de Foz do Iguaçu-PR. Participaram do estudo 14 colaboradores do setor de cobrança. A técnica foi dividida em três etapas distintas: delineamento do problema proposto; aplicação da técnica dos seis chapéus do pensamento; e avaliação da atividade. A utilização da referida técnica foi exitosa na aplicação proposta, proporcionando reflexões criativas no levantamento de soluções para o problema. aplicação da técnica e discussão em grupo com as considerações finais acerca do problema. A aplicação de técnicas de criatividade mostra-se uma estratégia valiosa para enfrentar os desafios contemporâneos.

 

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10612066

Biografia do Autor

Thiago Vinícius Neres Feitosa, UNIOESTE

Mestrando em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Direito e Gestão de Contratos pelo Instituto Brasileiro de Formação - IBF, Especialista em Administração, Contabilidade e Finanças pelo Instituto Brasileiro de Formação - IBF. Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu - CESUFOZ. 

Claudio Alexandre de Souza, UNIOESTE/Professor

Pós-Doutor em Gestão de Negócios pela Université du Québec `a Montréal – (UQAM). Doutor em Geografia - UFPR (2014). Professor Associado do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) e do Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu. 

Downloads

Publicado

2024-02-02