A ECONOMIA DO CONHECIMENTO: DA TEORIA CAPITAL HUMANO À ECONOMIA DO CONHECIMENTO E O CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
Resumo
O papel das universidades no processo de desenvolvimento regional tem recebido crescente atenção e está sendo considerado elemento chave de crescimento e desenvolvimento das regiões. Assim sendo, o principal objetivo deste artigo é avaliar a trajetória da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE no desenvolvimento regional. Utilizou-se de um ferramental metodológico exploratório e a guisa da literatura, tendo como aporte teórico a Teoria do Capital Humano e a Economia do Conhecimento. Os principais resultados sugerem que a UNIOESTE tem evoluído nesses últimos 20 anos, desde a sua criação, ampliando a oferta de vagas na graduação e na pós-graduação, tem fomentado politicas de qualificação docente; produzindo patentes, ampliando convênios com empresas e universidades tanto nacional como internacional e, tem contribuído com formação e qualificação de mão de obra, cumprindo assim, seu papel com indutora de desenvolvimento regional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Mirian Beatriz Schneider, Udo Strassburg, Valdir Galante Galante, Nilton Marques de Oliveira- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).