POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR FARMACÊUTICO: LÍDERES GLOBAIS, SEGUIDORES E O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Bruna Barato UFPR
  • Luiz Esteves UFPR

Resumo

O presente artigo se propõe a fazer uma análise comparada dos principais players do setor farmacêutico, observando qual seu posicionamento estratégico, quais fatores implicam no seu comportamento e qual as dimensões competitivas são determinantes para o seu sucesso. Assim, são expostas as estratégias de internacionalização, investimentos e inovação, bem como a caracterização do setor como um todo, ligando com o comportamento dos principais líderes globais e seus respectivos posicionamentos estratégicos, o caso peculiar da à Áustria e outros seguidores (China e Índia) e do caso brasileiro. Por fim, o artigo traz uma breve exposição analítica de quais seriam as políticas industriais cuja associação seriam necessárias a cada um dos posicionamentos estratégicos, quais são as demandas de cada um dos fatores críticos de sucesso desse setor.

Downloads

Publicado

2016-02-07

Edição

Seção

Artigos