O PAPEL PEDAGÓGICO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS NA PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

UM ESTUDO DE CASOS

Autores

Palavras-chave:

tribunais de contas, função pedagógica, gestão pública, transparência, boas práticas, pública

Resumo

Este artigo propõe examinar como os Tribunais de Contas, por meio de suas funções pedagógicas, contribuem para a melhoria da transparência, eficiência e eficácia na gestão pública. O estudo pode analisar casos concretos onde a atuação pedagógica dos Tribunais de Contas resultou em mudanças positivas na administração pública, prevenindo irregularidades e promovendo boas práticas de gestão. O tema é relevante porque destaca uma função dos Tribunais de Contas que muitas vezes é menos discutida, mas que tem um impacto significativo na prevenção de irregularidades e na promoção de uma cultura de transparência e responsabilidade na administração pública. Além disso, o estudo de casos concretos oferece uma perspectiva prática sobre como a função pedagógica pode ser efetivamente implementada e quais são seus resultados. Essa abordagem pode proporcionar insights valiosos tanto para acadêmicos quanto para profissionais da área de gestão pública, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas que fortaleçam a governança pública no Brasil.

 

DOI: 10.5281/zenodo.14774574

Biografia do Autor

João Augusto Nunes da Costa, UNILA

Especialista em Gestão Pública e em Gestão de TI; Bacharel em Administração; Experiência na área de Logística, com foco em Planejamento e Execução de Contratações e Aquisições Governamentais.

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Publicado

2025-01-30