REFLEXOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI-ARGENTINA

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Impactos, Tríplice Fronteira

Resumo

Tendo como objetivo analisar os reflexos da Pandemia de Covid-19 na educação nos municípios da Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu-Brasil, Ciudad del Este-Paraguai e Puerto Iguazú-Argentina), o presente artigo científico foi redigido a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos Secretários Municipais de Educação  (ou equivalente), bem como professores que atuam com estudantes na faixa etária entre os nove e os doze anos de idade. Somado a isso, foram também entrevistados diretores de estabelecimentos de ensino das cidades em análise. Na construção dessa investigação, buscamos detectar e compreender os prejuízos causados à educação pela necessária suspensão das aulas presenciais durante o prolongado período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Verificou-se que a estratégia de atividades remotas e aulas online, apesar de serem as únicas alternativas disponíveis com vistas a evitar a interrupção definitiva das atividades pedagógicas, não foram suficientes para manter a qualidade dos níveis de aprendizagem. Desse modo, buscamos identificar e efetuar a análise dos principais fatores que impactaram nessa defasagem educacional.

DOI: 10.5281/zenodo.14774889

Biografia do Autor

Sérgio Paulo de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Pesquisador

Bacharel em Turismo (1987) e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992) - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu. Especialista em Processo de Ensino-Aprendizagem da Literatura Luso-Brasileira (1998) pela Faculdade de Educação "São Luís". Especialização "Lato Sensu" em Linguagens do Século XXI (1999 a 2001) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Doutor em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Mauro José Ferreira Cury, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Professor

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Pós-Doutor pela Universitat de Barcelona, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.

Jonatas Filipe Rodrigues Gerke

Especialista em Gestão e Controladoria e Graduação em Administração pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

Referências

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Publicado

2025-01-30