REFLEXOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI-ARGENTINA
Palavras-chave:
Pandemia, Educação, Impactos, Tríplice FronteiraResumo
Tendo como objetivo analisar os reflexos da Pandemia de Covid-19 na educação nos municípios da Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu-Brasil, Ciudad del Este-Paraguai e Puerto Iguazú-Argentina), o presente artigo científico foi redigido a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos Secretários Municipais de Educação (ou equivalente), bem como professores que atuam com estudantes na faixa etária entre os nove e os doze anos de idade. Somado a isso, foram também entrevistados diretores de estabelecimentos de ensino das cidades em análise. Na construção dessa investigação, buscamos detectar e compreender os prejuízos causados à educação pela necessária suspensão das aulas presenciais durante o prolongado período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Verificou-se que a estratégia de atividades remotas e aulas online, apesar de serem as únicas alternativas disponíveis com vistas a evitar a interrupção definitiva das atividades pedagógicas, não foram suficientes para manter a qualidade dos níveis de aprendizagem. Desse modo, buscamos identificar e efetuar a análise dos principais fatores que impactaram nessa defasagem educacional.
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