A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

UMA ANÁLISE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU

Autores

Palavras-chave:

Gestão da informação, Transparência pública, Prestação de contas, Tomada de decisão

Resumo

A gestão da informação no setor público é um elemento fundamental que permite transparência e mapeia fluxos formais que auxiliam nas atividades e tomadas de decisões das organizações. Considerando sua aplicação e importância, o presente artigo tem o objetivo de identificar percepções acerca da gestão da informação na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu (CMFI), no Paraná. O procedimento metodológico utilizado foi a análise de conteúdo. A coleta dos dados da pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com 6 participantes, sendo: 2 da CMFI, 2 do Observatório Social e 2 da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Foi identificado que a atividade da CMFI está de acordo com o pré-estabelecido. No entanto, os participantes destacaram alguns aspectos passíveis de aprimoramento (como a ferramenta parâmetro e a divulgação em termos técnicos) visando fomentar uma maior transparência e engajamento cívico da comunidade de Foz do Iguaçu.

 

DOI: 10.5281/zenodo.14774987

Biografia do Autor

Milenny Cristina de Souza, Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Servidora na Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.

Gabriel Aguiar de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Professor

Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (2004) e em Administração pela UFRRJ (2017), especialista em Gestão financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (2010), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e doutor em Adminstração pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (2017). 

Gabrielle Ribeiro Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Professora

Formada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestra e Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPR. Professora da UNIOESTE.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Controladoria Geral da União. Mapa Brasil Transparente. Disponível em: https://mbt.cgu.gov.br/publico/portal/metodologia360edicao2/66#:~:text=Os%20portais%20da%20transpar%C3%AAncia%20s%C3%A3o,Lei%20de%20Acesso%20%C3%A0%20Informa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 15/10/2023.

BRASIL. Lei 12.527, 18 de novembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 28/10/2023.

BRYNJOLFSSON, E; MCAFEE, A. The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies. Nova Iorque: W. W. Norton & Company, 2014.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DRUCKER, P. F. O melhor de Peter Drucker: a Administração. São Paulo: Nobel, 2002.

FERREIRA, T; PERUCCHI, V. Gestão e o fluxo da informação nas Organizações: A Informação no Contexto Organizacional. Florianópolis: Revista ACB, 2011.

FOZ DO IGUAÇU. Lei 3528, 14 de maio de 2009. Dispoe sobre a implementação do portal da transparência no âmbito dos poderes executivo e legislativo e dá outras providências. Foz do Iguaçu, PR, 2009. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/f/foz-do-iguacu/lei-ordinaria/2009/353/3528/lei-ordinaria-n-3528-2009-dispoe-sobre-a-implementacao-do-portal-da-transparencia-no-ambito-dos-poderes-executivo-e-legislativo-de-foz-do-iguacu-e-da-outras-providencias. Acesso em: 15/10/2023.

GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOBSBAWM, E. J. A Era das Revoluções 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1991.

PALUDO, A. V. Administração pública. Rio de Janeiro: Elsever Editora Ltda, 2010.

PARANÁ. Lei Estadual 16595, de 26 de outubro de 2010. Dispõe que todos atos oficiais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, e dos órgãos que especifica, que impliquem na realização de despesas públicas deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado. Paraná, 2010. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=56502&codItemAto=439247. Acesso em: 20/10/2023.

PEIXE, A. et al. Gestão da informação: temas e abordagens. Curitiba: Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação, 2019.

PIMENTA, R. C. de Q. Gestão da informação: um estudo de caso em um instituto de pesquisa tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

TAKAHASHI, T. Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

TORRES, C; et al. Gestão da Informação e documentação: Conceitos Básicos em Gestão Documental. Brasília: Enap, 2015.

VALENTIM, M. Gestão da informação e gestão do conhecimento. Artigo, Info Home, 2004. Disponível em: < http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php? cod=88 >. Acesso em: 17/02/2024.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2025-01-30