GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SERVIÇO PÚBLICO

IMPACTOS NA EFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E NA CIDADANIA

Autores

Palavras-chave:

Gestão por Competências; Gestão de pessoas ; Serviço Público ; Políticas Públicas ; Cidadania .

Resumo

Este artigo investiga como a implementação da gestão por competências no serviço público impacta a eficácia das políticas públicas e o fortalecimento da cidadania, propondo uma análise crítica da literatura existente. A pesquisa aborda a relevância da gestão por competências para alinhar as habilidades dos servidores públicos às demandas governamentais, avaliando como a capacitação e desenvolvimento dessas competências influenciam a qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, explora a relação entre a eficiência do serviço público e a percepção de cidadania, destacando como a gestão por competências pode promover um engajamento social mais ativo e efetivo. Com isso, busca-se evidenciar que a adoção de práticas de gestão por competências é fundamental para a modernização do serviço público e para o desenvolvimento de um Estado mais responsivo e eficaz nas suas políticas.

 

DOI: 10.5281/zenodo.14775170

Biografia do Autor

Giovanna Martins Sampaio, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2018), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (2014-2016). Licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal.  Mestranda no PROFNIT - Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, UFBA (início em 2019); Mestrado em Direito LLM pela Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica (presencial, 2019/2020), em International Business Law; Membro de grupos de pesquisa junto à Faculdade de Direito da UFBA em Propriedade Intelectual.

Bruno dos Passos Assis, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR)

Possui Graduação em Agronomia (2004), Especialização em Biocombustíveis (2010), Especialização em Direito do Agronegócio (2024), Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal (2013 e 2019 respectivamente), na área de Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus. Supervisor de Cursos de Formação Profissional do SENAR/BA, que abrange o acompanhamento, o controle e a avaliação das atividades técnicas e de ensino/aprendizagem, objetivando assegurar um padrão de qualidade nacional.

João Antonio Belmino dos Santos , Universidade Federal de Sergipe (UFS)/Professor

Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (1997), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2000) e Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Professor/ Pesquisador da Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA/UFS), e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI - Mestrado e Doutorado).

Referências

Bresser-Pereira, L. C. (2000).Reforma do Estado e Administração Pública. Editora 34.

Goleman, D. (1998). Working with Emotional Intelligence. Bantam Books.

Hood, C. (1991). A Public Management for All Seasons. Public Administration, 69(1), 3-19.

McClelland, D. C. (1973). Testing for Competence Rather than for "Intelligence". American Psychologist, 28(1), 1-14.

Putnam, R. D. (2000). Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community. Simon & Schuster.

Behn, R. D. (2003). Why Measure Performance? Different Purposes Require Different Measures. Public Administration Review, 63(5), 586-606.

Heeks, R. (2002). Information Systems and Developing Countries: Failure, Success, and Local Improvisations. The Information Society, 18(2), 101-112.

Kotter, J. P. (1996). Leading Change. Harvard Business Review Press.

Mintzberg, H. (1994). The Rise and Fall of Strategic Planning. Prentice Hall.

Osborne, D., & Gaebler, T. (1992). Reinventing Government: How the Entrepreneurial Spirit is Transforming the Public Sector. Plume.

Robinson, S. P. (2006). Organizational Behavior. Pearson Prentice Hall.

Spitzer, D. R. (2007). Transforming Performance Measurement: Rethinking the Way You Measure and Improve Performance. AMACOM.

Brinkerhoff, R. O. (2003). The Success Case Method: A Strategic Evaluation Approach to Increasing the Value of Training. The International Journal of Training and Development, 7(2), 104-115.

Cottam, M. & Sibley, R. (2008). Developing a Workforce for the Future: The Case for a New Public Service Competency Framework. Public Administration Review, 68(3), 473-482.

Kearns, K. P. (1994). Managing for Accountability: Performance Measurement in Public and Nonprofit Organizations. Westview Press.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1988). SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, 64(1), 12-40.

Phillips, J. J., & Phillips, P. P. (2005). ROI at Work: Best Practices in Linking Training to Business Results. Berrett-Koehler Publishers.

Barrett, R., & Beeson, I. (2002). Achieving Competence in the Public Sector: A Comparison of Models in the UK and the USA. Public Money and Management, 22(2), 27-34.

Bovens, M., Zouridis, S., T. D. M. (2008). The Information Revolution and Public Accountability. In The New Public Governance? (pp. 33-54). Routledge.

Boyatzis, R. E. (1982). The Competent Manager: A Model for Effective Performance Wiley.

Hofstede, G. (1980). Culture's Consequences: International Differences in Work-Related Values. Sage Publications.

Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Harvard Business Review Press.

Katz, D., & Kahn, R. L. (1978). Organizations and the System of Interpersonal Relations. In The Social Psychology of Organizations (pp. 12-25). Wiley.

McClelland, D. C. (1973). Testing for Competence Rather Than for Intelligence. American Psychologist, 28(1), 1-14.

Fukuyama, F. (2013). What Is Governance? Governance, 26(3), 347-368.

Hirschman, A. O. (1970). Exit, Voice, and Loyalty: Responses to Decline in Firms, Organizations, and States Harvard University Press.

Inglehart, R. (1997). Modernization and Postmodernization: Cultural, Economic, and Political Change in 43 Societies. Princeton University Press.

Kettl, D. F. (2000). The Global Revolution in Public Management. The Brookings Institution.

Putnam, R. D. (1993). Making Democracy Work: Civic Traditions in Modern Italy. Princeton University Press.

Rawls, J. (1971). A Theory of Justice. Harvard University Press.

Downloads

Publicado

2025-01-30