O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Policrises, desigualdades, degradação socioambiental, políticas ambientais.

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de 20 artigos publicados na Revista Eletrônica Ambiente & Educação publicada pela Universidade Federal do Rio Grande. O portal de periódicos da FURG mantém a revista com classificação B2 e trata especificamente da relação entre o ser humano e o meio ambiente, voltando em analisar as melhores possibilidades de desenvolver a Educação Ambiental em todas as instâncias e segmentos educacionais. As publicações analisadas são datadas entre 2010 – 2021 e tratam da educação ambiental como possibilidade de promoção da preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida no planeta, além de analisar as políticas públicas que são desenvolvidas para alcançar este objetivo. A análise dos artigos publicados em 2021 enriquece o conhecimento sobre a educação ambiental à medida que estes artigos apresentam as causas do Brasil estar inserido de maneira negativa na crise climática e de ser responsável por um elevado número de mortes no contexto pandêmico devido à ineficiência no desenvolvimento de políticas públicas eficazes. A própria análise de revisão sistemática é uma oportunidade de se repensar o desenvolvimento da educação ambiental em todos os segmentos da sociedade.

 

DOI: 10.5281/zenodo.14786698

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Biografia do Autor

Marcia da Luz Leal, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Hotelaria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011) e Graduação em LETRAS / ESPANHOL pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997). Professora - Secretaria de Estado da Educação do Paraná -Núcleo de Foz do Iguaçu. Especializações na área de Ensino - IBEPEX-Curitiba- 1999 e Gestão Ambiental em Município-UTFPR- Medianeira-2011, Educação Especial Inclusiva e Neuro psicopedagogia Institucional e Clínica- FAVENI-2023. Mestrado no Programa de Políticas Públicas e Desenvolvimentos- UNILA- 2021. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade- UNIOESTE-Campus- Marechal Cândido do Rondon. Possuí experiência na área de Educação.

Wagner Grizorti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando no PPGDRS/Desenvolvimento Rural Sustentável - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus- Marechal Cândido do Rondon. 

Dirceu Basso, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Professor

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1988); Especialista em Planejamento Municipal e Qualidade Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000); Mestrado (2003) e Doutorado (2013) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu-PR, com atuação no Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA), Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Unila e Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado e doutorado, sob convênio 02-AC/2016 entre a UNILA e UNIOESTE. 

Alessandra Matte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/Professora

Professora nos Programas de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS/UTFPR) e Desenvolvimento Rural Sustentável (PGDRS/UNIOESTE). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Santa Helena.

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Publicado

2025-01-30 — Atualizado em 2025-02-01

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