INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS NAS TERRITORIALIDADES
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) . Participação Social . Patrimônio Cultural . Direitos Humanos . Políticas Públicas . Gestão.Resumo
A pesquisa proposta investiga como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser integradas nas políticas públicas para promover a participação social na gestão do patrimônio cultural, considerando as territorialidades e os direitos humanos. A relevância social deste estudo reside na importância da participação comunitária para a valorização das identidades locais e o fortalecimento da democracia. A interseccionalidade entre direitos humanos, TICs e gestão do conhecimento é essencial para uma abordagem mais inclusiva e eficiente na gestão cultural. Entretanto, as políticas públicas enfrentam desafios na implementação de práticas participativas e na utilização efetiva das TICs, o que justifica a investigação de estratégias para superar esses obstáculos. Além disso, a pesquisa examina como as diferentes territorialidades influenciam a participação social e a gestão do patrimônio, identificando as necessidades específicas de cada comunidade. Ao abordar questões de gestão social, cultural e do conhecimento, assim como marcos regulatórios e direitos humanos, este estudo visa fornecer diretrizes para a formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas, promovendo uma gestão sustentável e respeitosa em relação aos direitos humanos.
Referências
Bennett, T. (2017). *Cultural Heritage in a Changing World: The Role of Digital Technologies*. International Journal of Heritage Studies, 23(2), 89-105.
Fuchs, C. (2014). *Social Media: A Critical Introduction*. London: Sage Publications.
González, A. (2019). *Technological Innovations for Cultural Heritage Preservation: Opportunities and Challenges*. Journal of Cultural Heritage Management and Sustainable Development, 9(3), 234-249.
López, L. (2020). *Challenges in Implementing Participatory Policies: A Case Study in Latin America*. Public Administration Review, 80(1), 72-82.
Mataruna, L. (2016). *Territorialidade e Patrimônio Cultural: Um Estudo de Caso*. Revista Brasileira de Estudos Culturais, 4(1), 45-63.
Pereira, R. (2019). *Cultura e Direitos Humanos: Marcos Regulatórios e Desafios na Gestão do Patrimônio Cultural*. Cadernos de Direitos Humanos, 2(1), 15-30.
Ransom, C. (2018). *Heritage Education: A Catalyst for Community Engagement*. Journal of Community Engagement and Scholarship, 11(3), 25-38.
UNESCO. (2009). *World Report on Culture and Development*. Paris: UNESCO Publishing.
UNESCO. (2017). *Digital Skills for Life and Work*. Paris: UNESCO Publishing.
Bourdieu, P. (1993). *The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature*. Columbia University Press.
Caldeira, T. (2017). *Revitalização Urbana e Participação: O Caso da Praça da República em São Paulo*. Cidades, 10(1), 34-48.
Harrison, R. (2013). *Heritage: Critical Approaches*. Routledge.
Putnam, R. D. (1993). *Making Democracy Work: Civic Traditions in Modern Italy*. Princeton University Press.
Rojas, C. (2016). *Cultura Viva: Empoderamento e Participação Social na América Latina*. Revista de Cultura e Sociedade, 5(2), 12-28.
Silva, J., & Oliveira, M. (2019). *Turismo Cultural e Desenvolvimento Sustentável: O Papel das Comunidades Locais*. Journal of Tourism and Cultural Change, 17(2), 123-136.
UNESCO. (2005). *Convention on the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions*. Paris: UNESCO.
Alavi, M., & Leidner, D. E. (2001). *Review: Knowledge Management and Knowledge Management Systems: Conceptual Foundations and Research Issues*. MIS Quarterly, 25(1), 107-136.
Crenshaw, K. (1989). *Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics*. University of Chicago Legal Forum, 1989(1), 139-167.
De Genova, N. (2016). *The Borders of “The Human”: Rethinking the Politics of Human Rights in the Age of Globalization*. In: D. McGranahan & H. J. G. Meyer (Eds.), *The Routledge Handbook of Critical Human Rights Studies* (pp. 205-217). Routledge.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. (1948). Nações Unidas.
Warschauer, M., & Matuchniak, T. (2010). *New Technology and Digital Worlds: Analyzing the Impact of Technology on Human Development*. *International Journal of Developmental Education*, 34(1), 1-24.
Cornwall, A. (2008). *Unpacking “Participation”: Models, meanings and practices*. *Participation: From Tyranny to Transformation? Exploring New Approaches to Participation in Development*. London: Zed Books.
Giddens, A. (1990). *The Consequences of Modernity*. Stanford University Press.
Hargreaves, A., & Fullan, M. (2012). *Professional Capital: Transforming Teaching in Every School*. Teachers College Press.
O'Reilly, T. (2010). *Government 2.0: Using Web 2.0 Technologies to Enhance Citizen Engagement*. *Government Technology*.
Patton, M. Q. (2010). *Developmental Evaluation: Applying Complexity Concepts to Enhance Innovation and Use*. Guilford Press.
Sen, A. (1999). *Development as Freedom*. Alfred A. Knopf.
UNESCO. (2013). *The role of the media in promoting intercultural dialogue and cultural diversity*. Paris: UNESCO.
Agnew, J. (1994). *The Territorial Trap: The Geographic Assumptions of International Relations Theory*. *Review of International Political Economy*, 1(1), 53-80.
Bourdieu, P. (1984). *Distinction: A Social Critique of the Judgement of Taste*. Harvard University Press.
Castells, M. (2009). *Communication Power*. Oxford University Press.
Lima, A., & Silva, M. (2017). *Caminhos da Memória: A Participação das Comunidades na Preservação do Patrimônio Cultural*. *Revista Brasileira de Patrimônio Cultural*, 15(3), 215-228.
Nascimento, A. (2015). *Políticas Públicas e Patrimônio Cultural: Uma Análise das Práticas de Gestão no Brasil*. *Revista de Administração Pública*, 49(2), 399-420.
Smith, L. (2006). *Uses of Heritage*. Routledge.
Freire, P. (1970). *Pedagogy of the Oppressed*. Continuum.
Mendes, M. (2018). *Cultura e Participação: O Papel do Programa de Ação Cultural em São Paulo*. *Revista Brasileira de Cultura*, 14(2), 35-50.
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). *The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation*. Oxford University Press.
Nussbaum, M. (2011). *Creating Capabilities: The Human Development Approach*. Harvard University Press.
Santos, L., & Lima, R. (2019). *Desafios da Participação Social na Gestão do Patrimônio Cultural: Um Estudo de Caso em Comunidades Tradicionais*. *Revista Brasileira de Política Cultural*, 7(1), 22-39.
Silva, T., & Lopes, C. (2020). *Gestão Cultural e Direitos Humanos: Uma Abordagem Inclusiva*. *Revista de Estudos Culturais*, 11(3), 55-70.
Bhabha, H. K. (1994). *The Location of Culture*. Routledge.
Organização Internacional do Trabalho (OIT). (1989). *Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais* (Convenção nº 169). OIT.
Pereira, J. R., & Almeida, M. P. (2019). *Desafios das Políticas Culturais no Brasil: Direitos, Participação e Diversidade*. *Revista Brasileira de Política Cultural*, 8(2), 22-39.
UNESCO. (2005). *Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais*. UNESCO.
Benkler, Y. (2006). *The Wealth of Networks: How Social Production Transforms Markets and Freedom*. Yale University Press.
Collins, P. H. (2000). *Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment*. Routledge.
Ghosh, R. (2012). *The Politics of Inclusion: A Critical Examination of the Political Process in India*. Routledge.
Giddens, A. (2000). *Runaway World: How Globalization is Reshaping Our Lives*. Routledge.
Servon, L. J. (2002). *Bridging the Digital Divide: Technology, Community, and Public Policy*. Wiley.
UNESCO. (2003). *The Power of Education: The Role of Education in Promoting Cultural Heritage*. UNESCO.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giovanna Martins Sampaio, Bruno dos Passos Assis, João Antonio Belmino dos Santos- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).