DISCURSOS E SENSEMAKING EM CONTEXTOS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MINERAÇÃO

Autores

  • Ailson Silva Novais Fundação Dom Cabral
  • Samir Lótfi Vaz Fundação Dom Cabral/Professor https://orcid.org/0000-0003-0330-9233
  • Marina de Almeida Cruz Centro Universitário Unihorizontes/Professora

Palavras-chave:

Mudança organizacional, Sensemaking, Discurso

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de explorar e entender o papel e a relação do discurso da alta administração com a criação de sentido (sensemaking) da média gerência em um programa de mudança organizacional. A pesquisa buscou esclarecer as relações existentes entre estes dois assuntos e aborda o tema mudança organizacional a partir da percepção da liderança e do impacto no resultado. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso único de abordagem qualitativa, onde se buscou evidências que explicassem o processo de implementação da mudança. Os achados propõem que uma comunicação direta e fluida, que permeie desde a alta liderança até a base da organização, é a forma de obter maior participação e engajamento dos indivíduos. Os achados também indicam que um tópico que pode impulsionar e levar ao eventual sucesso de um programa de mudança é a participação e o envolvimento efetivo da liderança da organização durante todo o processo de implementação.

 

DOI: 10.5281/zenodo.14775372

Biografia do Autor

Ailson Silva Novais, Fundação Dom Cabral

Mestre em Administração pela Fundação do Cabral (FDC). Carreira desenvolvida na área de Gestão de Projetos de Engenharia. Profissional com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos envolvendo todas as disciplinas de engenharia em empresas de grande porte do ramo de mineração, metalurgia e cimenteira, prezando sempre pela excelência em custo, prazo e qualidade.

Samir Lótfi Vaz, Fundação Dom Cabral/Professor

Professor titular da Fundação Dom Cabral (FDC) na área de Estratégia e Liderança. Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - EAESP), com período sanduíche no IESE (Barcelona), e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Possui publicações em congressos, periódicos e revistas de divulgação acadêmica e empresarial. Atualmente, é diretor, coordenador e pesquisador do corpo permanente do Mestrado e Doutorado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral (MPA - FDC).

Marina de Almeida Cruz, Centro Universitário Unihorizontes/Professora

Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Universitário Unihorizontes (Mestrado em Administração) e graduação em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Atua como professora visitante do MBA do IEC da PUC-MG e no SENAC-MG. Pós-doutoranda em Administração pelo PPGA da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutora em Administração pela UFMG (2018), Mestre em Administração (2011) e graduada em Administração (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi pesquisadora do núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral (FDC).

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Publicado

2025-01-30