Democracia e Relações Exteriores: Uma verificação empírica do controle democrático exercido pelo Legislativo

Autores

  • José Alberto Antunes de Miranda Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Thaís de Castro Bandeira Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Resumo

As mudanças ocorridas após a redemocratização do Brasil, bem como a elaboração de uma nova constituição no ano de 1988, junto a eventos no cenário internacional da época trouxeram o tema das relações internacionais para o cotidiano dos cidadãos. O presente artigo pretende verificar de forma crítica como está sendo respeitado o controle democrático das ações de relações exteriores, no âmbito do legislativo, em especial na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal. A metodologia utilizada para a pesquisa realizada envolveu o estudo documental, trabalhando-se com a Constituição do Estado, para posteriormente buscar documentos de órgãos oficiais, como atas de reuniões e relatórios anuais de atividades da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.

O processo decisório de política externa está historicamente concentrado no Poder Executivo, conforme estudos já realizados, não tendo ocorrido até hoje uma abertura mais ousada das discussões de política externa à sociedade civil. Com a demanda pela democratização de todas as áreas que envolvem as políticas públicas, critica-se a inexistência de maior participação popular, direta ou indiretamente, nas decisões de política externa. Conclui-se que o Poder Legislativo, no sistema presidencialista, representa um meio efetivo ante o exercício da democracia a política externa, já que cabe ao Legislativo acompanhar as ações do Executivo. 

Biografia do Autor

José Alberto Antunes de Miranda, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS (1999), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Mestrado em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa e Análise da Política Externa, Integração Regional, Organizações Internacionais, Direito Internacional, Constituição e Relações Exteriores e Internacionalizacão da Educação Superior.

Thaís de Castro Bandeira, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Graduanda do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas e Bolsista de Iniciação Científica ABI (Acadêmico Bolsista Interno) do Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas.

Referências

ALBUQUERQUE, José A. Guilhon. A Presidência na linha de frente da diplomacia. Revista Carta Internacional, vol. 4, nº35, 1996.

ALCÂNTARA, Lúcio. Os parlamentos e as Relações Internacionais. Revista Brasileira de Política Internacional, vol. 44, nº1, 2001.

ALEXANDRE, Cristina Vieira Machado. O Congresso Brasileiro e a Política Externa Brasileira. Dissertação de Mestrado, PUC Rio, 2006.

ALMEIDA, Paulo Roberto. A Estrutura Constitucional das Relações Internacionais e o Sistema Político Brasileiro. Revista Contexto Internacional, nº12, 1990.

ANASTASIA, Fátima; MENDONÇA, Christopher; ALMEIDA, Helga. Poder Legislativo e Política Externa no Brasil: Jogando com as Regras. Revista Contexto Internacional, vol 34, nº2, 2012.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em 12/02/2016.

DAHL, Robert A. Polyarchy: participation and opposition. New Haven: Yale University Press, 1971.

DANESE, Sérgio. Diplomacia Presidencial: história e crítica. Rio de Janeiro: Top Books, 1999.

DINIZ, Simone; RIBEIRO, Claudio Oliveira. The role of Brazilian Congress in Foreign Policy: an empirical contribution to the debate. Brazilian Political Science Review, vol. 2, nº2, 2008.

FARES, Seme Taleb. Democratização da Política Externa Brasileira: o papel do legislativo. Dissertação de pós-graduação, Universidade de Brasília, 2005.

FERRARI, Diogo Augusto. O Congresso Nacional e a apreciação de tratados internacionais no contexto do Presidencialismo de Coalizão. Texto para debate. USP, 2010.

FERREIRA, Marcelo Costa. Os Processos Constituintes de 1946 e 1988 e a definição do papel do Congresso Nacional na Política Externa Brasileira. Revista Brasileira de Política Internacional, vol. 53, nº2, 2010.

FIGUEIRA, Ariane Cristine Roder. Processo decisório em política externa no Brasil. Dissertação de Pós-Graduação, USP, 2009.

LIMA, Maria Regina Soares. Instituições Democráticas e Política Exterior. Revista Contexto Internacional, vol. 22, nº2, 2000.

LIMA, Maria Regina Soares; SANTOS, Fabiano. O Congresso e a política de comércio exterior. Revista Lua Nova, nº52, São Paulo, 2001.

LOPES, Dawisson Belém. A plausibilidade de uma gestão democrática da política externa: algumas hipóteses (insatisfatórias) sobre o caso brasileiro. Revista Cena Internacional, vol. 10, nº2, 2008.

MILANI, Carlos R. S.; PINHEIRO, Leticia. Política externa brasileira: os desafios de sua caracterização como política pública. Revista Contexto Internacional, vol. 35, nº1 2013.

NEVES, J.A de C. O papel do Legislativo nas negociações do Mercosul e da ALCA. Revista Contexto Internacional, vol. 25, nº1, 2003.

OLIVEIRA, Amâncio Jorge. Partidos políticos e política externa: o comportamento legislativo na Câmara de Deputados, 1995-2009. Centro de Estudos das Negociações Internacionais, USP, 2013.

Regimento Interno do Senado Federal – Volume I. Disponível em <http://www.senado.gov.br/legislacao/regsf/>. Acesso em 12/02/2016.

SCHMITT, Stefanie Tomé. A política externa e o Poder Legislativo: um olhar sobre a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. Dissertação de Mestrado, USP, 2011.

Senado Federal. Portal Atividade Legislativa. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/atividade/>. Acesso em 12/02/2016.

Senado Federal. Portal de Atividade Legislativa. Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - CRE. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp?origem=&com=54>. Acesso em 12/02/2016.

Downloads

Publicado

2017-02-01

Edição

Seção

Artigos