A lama, o ethos e uma mineradora entre as montanhas: análise retórica do "Comunicado à sociedade" do Diretor-presidente da Samarco Mineração, após um dos maiores desastres ambientais brasileiros.
Resumo
O objetivo dessa proposta de trabalho consiste em analisar - por meio da Teoria Retórica do Discurso - como o discurso oficial da mineradora Samarco foi construído durante os primeiros momentos do rompimento das barragens de Fundão e Santarém que ficam localizadas no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. A Análise baseia-se no primeiro pronunciamento da empresa, divulgado por meio de seu canal do Youtube, com a intenção de investigar quais argumentos utilizados e como eles são tecidos durante o comunicado, de forma a tornar o discurso persuasivo. Além disso, busca-se explorar como a empresa utiliza-se do ethos para corroborar essa (re)construção, tanto previamente no momento do discurso.
Referências
ABREU, Antônio Suárez. A arte de Argumentar – Gerenciando Razão e Emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
CHARADEAU, Patric.Discurso político. Tradução Fabiana Komesu e Dilson Fereira Cruz. São Paulo: Contexto, 2008.
CHINEM, R. Assessoria de Imprensa. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 12ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
NYSTROM, P. C.; STARBUCK, W. H. To avoid orgnizational crises, unlerarn. Organizational Dynamics. V. 12. 1984.
ORTIZ, Renato (org.). Bourdieu –Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Mayara Eleutério, Renann Ferreira- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).