AS FÁBULAS E CONTOS DE FADAS COMO MEDIADORES NA FORMAÇÃO DAS VIRTUDES EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/Professora
  • Claudio Alexandre de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Professor https://orcid.org/0000-0002-0369-1084

Palavras-chave:

Fábulas. Contos de Fadas. Virtudes. Ensino Fundamental. Oficinas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo investigou como as fábulas e contos de fadas poderiam ser utilizados como mediadores na formação de virtudes em crianças do Ensino Fundamental. A questão que norteou esta pesquisa foi: como as fábulas e contos de fadas podem ser utilizados como mediadores na formação de virtudes em crianças do Ensino Fundamental? O objetivo foi analisar como o uso dessas narrativas poderia contribuir para o desenvolvimento de virtudes morais em crianças do 3º ano, por meio de oficinas pedagógicas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e empírica, fundamentada na aplicação de atividades práticas e interativas baseadas na contagem de histórias. Foram realizadas três etapas principais: apresentação de histórias, atividades cooperativas inspiradas nas narrativas e reflexão coletiva. Os resultados indicaram que as narrativas clássicas, aliadas a dinâmicas lúdicas, promoveram uma compreensão significativa das virtudes discutidas, como empatia, bondade e colaboração. Além disso, as oficinas pedagógicas favoreceram o engajamento dos alunos e a aplicação dos valores aprendidos em situações reais. Concluiu-se que as fábulas e contos de fadas são ferramentas para a educação em valores, contribuindo para a formação moral e social das crianças, bem como para um ambiente escolar cooperativo.

DOI: 10.5281/zenodo.17216010

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/Professora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade - PPGTGS - UNIOESTE, com foco no Uso de ambientes virtuais de aprendizagem na inclusão de crianças com TEA no ensino público municipal. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá CESUMAR (2013). Especialização nível Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas: Educação e Informática. Atualmente, professora de Informática Educativa nível III da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Dedicação exclusiva.

Claudio Alexandre de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Professor

Pós-Doutor em Gestão de Negócios pela Université du Québec `a Montréal - UQAM (2017) com o projeto de "Indicador de Consumo Responsável para Meios de Hospedagem". Doutor em Geografia - UFPR (2014) com estudos no Centro Internacional para o Turismo Responsável em Leeds na Inglatera - LMU tendo como projeto analisar a "Territorialidade nas relações sociais de responsabilidade social empresarial nos resorts do Brasil". Mestre em Hospitalidade - UAM (2005) com projeto de analisar a "Relação de hospitalidade comercial e a responsabilidade social empresarial em resorts". Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental - UFLA (2001). Bacharel em Turismo e Hotelaria - UNIVALI (1997) com pesquisa em estatística aplicada no turismo. Diretor presidente - voluntário do Instituto Xênios - Desenvolvimento Sustentável. Secretario executivo - voluntário da Associação dos Mergulhadores de Aguas Interiores do Brasil (AMAB). Coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (NUPESA). Professor Associado do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) e do Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu. 

Referências

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. 21. ed. São Paulo: Palas Athena, 2003.

CAMPOS, Claudia. Educação e valores: desafios contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

LIMA, Marisa M. Narrativas e subjetividade: o poder das histórias na formação humana. Porto Alegre: Sulina, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MENDONÇA, Mariana Assis. Contos de fadas: mediação de leitura e formação de leitores. São Paulo: Duna Dueto, 2019.

NOGUEIRA, Sandra M. Educação e ética: contribuições para a formação de valores. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

SOUZA, Sandra Regina Simonis de. Contação de histórias e a formação do leitor. Curitiba: CRV, 2016.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2025-09-27