AS FÁBULAS E CONTOS DE FADAS COMO MEDIADORES NA FORMAÇÃO DAS VIRTUDES EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Fábulas. Contos de Fadas. Virtudes. Ensino Fundamental. Oficinas Pedagógicas.Resumo
Este estudo investigou como as fábulas e contos de fadas poderiam ser utilizados como mediadores na formação de virtudes em crianças do Ensino Fundamental. A questão que norteou esta pesquisa foi: como as fábulas e contos de fadas podem ser utilizados como mediadores na formação de virtudes em crianças do Ensino Fundamental? O objetivo foi analisar como o uso dessas narrativas poderia contribuir para o desenvolvimento de virtudes morais em crianças do 3º ano, por meio de oficinas pedagógicas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e empírica, fundamentada na aplicação de atividades práticas e interativas baseadas na contagem de histórias. Foram realizadas três etapas principais: apresentação de histórias, atividades cooperativas inspiradas nas narrativas e reflexão coletiva. Os resultados indicaram que as narrativas clássicas, aliadas a dinâmicas lúdicas, promoveram uma compreensão significativa das virtudes discutidas, como empatia, bondade e colaboração. Além disso, as oficinas pedagógicas favoreceram o engajamento dos alunos e a aplicação dos valores aprendidos em situações reais. Concluiu-se que as fábulas e contos de fadas são ferramentas para a educação em valores, contribuindo para a formação moral e social das crianças, bem como para um ambiente escolar cooperativo.
Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. 21. ed. São Paulo: Palas Athena, 2003.
CAMPOS, Claudia. Educação e valores: desafios contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
LIMA, Marisa M. Narrativas e subjetividade: o poder das histórias na formação humana. Porto Alegre: Sulina, 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MENDONÇA, Mariana Assis. Contos de fadas: mediação de leitura e formação de leitores. São Paulo: Duna Dueto, 2019.
NOGUEIRA, Sandra M. Educação e ética: contribuições para a formação de valores. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
SOUZA, Sandra Regina Simonis de. Contação de histórias e a formação do leitor. Curitiba: CRV, 2016.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos, Claudio Alexandre de Souza- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).