TURISMO RURAL E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

UM ESTUDO DE CASO COM MULHERES DO CAMPO NA REGIÃO DE TOLEDO - PR

Autores

Palavras-chave:

Formação empreendedora, Mulheres no Campo, Turismo rural.

Resumo

A transformação do espaço rural brasileiro nas últimas décadas tem sido marcada pela inserção de mulheres, de modo que algumas delas têm buscado atuar em setores como o turismo rural. Nesse sentido, este estudo teve como objetivos: a) investigar o processo de capacitação realizado pelo Projeto de Extensão denominado "Empoderando Mulheres do Campo”, identificando as etapas e metodologias utilizadas nessa formação empreendedora; b) avaliar a contribuição dessa formação empreendedora, conforme as percepções das mulheres participantes. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, com coleta de dados via questionário aplicado a 20 mulheres e análise de conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados mostraram que a capacitação fortaleceu habilidades de gestão e liderança, promoveu a diversificação econômica local e valorizou o papel feminino no meio rural. As participantes destacaram melhorias na organização, confiança e eficiência em seus negócios. Apesar de avanços significativos, persistem desafios, como acesso a recursos financeiros. Conclui-se que iniciativas como o referido projeto contribuem de forma efetiva para a geração de renda dessas famílias, para a manutenção dos filhos no campo e ainda, para a segurança alimentar de todos os envolvidos, recomendando-se o investimento nessas iniciativas para o empoderamento de mulheres do campo e fortalecimento da agricultura familiar.

DOI: 10.5281/zenodo.16466872

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Biografia do Autor

Ana Gabriela Siebert Rosler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica de Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. 

Carla Maria Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Professora

Pós-doutora pela FURB (2014). Doutora em Administração pela FEA/USP - Universidade de São Paulo (2010). Mestre em Administração pela FURB (2006). Possui Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue. Líder do Grupo de Pesquisa GPSEB. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Práticas Inovadoras em Secretariado (NEPIS). 

Patrícia Biesdorf, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual do Paraná (UNIOESTE). 

Luciana Dourado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

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Publicado

2025-07-27