MAPEAMENTO, FORTALECIMENTO E DISSEMINAÇÃO DE HORTAS URBANAS COMUNITÁRIAS EM FOZ DO IGUAÇU

Autores

Palavras-chave:

Agricultura periurbana, Horta, Segurança Alimentar e Nutricional, políticas públicas

Resumo

As hortas urbanas comunitárias são espaços agrícolas coletivos nas cidades, promovendo segurança alimentar, acesso a alimentos saudáveis, autonomia e organização social. Tais iniciativas, geralmente baseadas em práticas agroecológicas, buscam integrar produção de alimentos com preservação ambiental, educação, cultura e bem-estar. Este estudo integra o projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), intitulado “Mapeamento, fortalecimento e disseminação de hortas urbanas comunitárias em Foz”, realizado entre 2022 e 2023. O objetivo foi mapear as hortas comunitárias de Foz do Iguaçu e fornecer subsídios para políticas públicas voltadas à sua valorização e expansão. A metodologia do estudo dividiu-se em três etapas: inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica e documental de experiências consolidadas em três municípios brasileiros, referências em hortas urbanas. Em seguida, realizou-se entrevista com o diretor de agricultura do município para construir o georreferenciamento das hortas identificadas. Por fim, aplicou-se um questionário baseado no mapeamento da Agroecologia em Rede (AeR), abordando aspectos como identificação, área física, técnica, economia, organização social e redes de apoio. O questionário foi respondido por representantes de oito das quinze hortas localizadas no município. As hortas foram classificadas conforme sua função e estrutura social: hortas comunitárias, institucionais e organizações de fomento. O georreferenciamento revelou que as hortas comunitárias concentram-se nas periferias, as institucionais no centro, e as organizações de apoio nas regiões norte e sul da cidade. Todas as hortas analisadas adotam práticas sustentáveis, como cultivo orgânico e técnicas agroecológicas. Apesar da existência de uma lei municipal que institui o Programa de Hortas Comunitárias em Foz do Iguaçu, o estudo revelou a ausência de diretrizes claras, orçamento e recursos humanos, dificultando sua efetivação como política pública.

DOI: 10.5281/zenodo.16467090

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Della Monica, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Técnica Administrativa em Educação

Mestra em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2020). Pós-graduada em Gestão Pública (2017), bacharel em Gestão e Empreendedorismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015) e tecnóloga em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, em São Paulo (2011). É servidora técnico-administrativa em educação na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2014. 

Ana Alice Aguiar Eleutério, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Professora

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Ciências Biológicas - Ecologia (UNICAMP - 2010) - Universidad Nacional Autónoma de México (2004) e doutorado em Ecologia (UNICAMP - 2011) - University of Florida (2011). Atualmente é professora adjunta do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, e do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Neotropical da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 

Silvia Aparecida Zimmermann, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Professora

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-doutora pelo Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ). Doutora de Ciências Sociais, em Sociologia em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Estágio de doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França (2009/2010). Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade CPDA/UFRRJ (2006). Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). 

Referências

ARTICULAÇÃO NACIONAL DE AGROECOLOGIA (ANA). Municípios agroecológicos e políticas de futuro [recurso eletrônico]: iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional. Organizadores: Flavia Londres ... [et al.]. - 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro : Articulação Nacional de Agroecologia - ANA, 2021. Disponível em <https://agroecologia.org.br/2020/10/22/municipios-agroecologicos/> Acesso em: 20 abr. 2025.

CABANHA, S. Diagnóstico socioterritorial da política de assistência social: informações sociais dos territórios. Foz do Iguaçu: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, 2019.

CIDADANIA. Bolsa Família e Cadastro Único. Foz do Iguaçu, 2023. [S.N.] Disponível em: https://aplicacoes.cidadania.gov.br/ri/pbfcad/index.html. Acesso em: 28 jun. 2023.

CUNHA, M. A.; CARDOSO, R. C. V. Hortas urbanas na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e desenvolvimento sustentável em Salvador, Brasil, Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20210094r3vu2022L4AO. São Paulo. Vol. 25, Acesso em: 20 ago. 2022.

DUARTE, Fernanda; POLESE, Maurício. O papel da agricultura urbana e periurbana na segurança alimentar global do pós-guerra à crise da covid-19: novas perspectivas em justiça alimentar, saúde global e sustentabilidade. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 32, n. 3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902023230330pt. Acesso em: 22 abr. 2025.

FAVORETO, Carlos José Ruffato et al. Agricultura urbana na perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 17, n. 2, p. 01–30, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.2-321. Acesso em: 22 abr. 2024.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População de Foz do Iguaçu no último Censo 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

INSTITUTO ESCOLHAS. Subsídios para a elaboração de uma política pública para o fomento de hortas urbanas. Relatório Técnico. São Paulo, 2023.

LEI ORDINÁRIA Nº 5.119, DE 14 DE JUNHO DE 2022. Institui o Programa de Horta Comunitária no Município de Foz do Iguaçu e dá outras providências. PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU Nº 4.429, DE 15 DE JUNHO DE 2022.

LEI ORDINÁRIA Nº 8.981, DE 27 DE JULHO DE 2011. Oficializa o Programa de Horta Comunitária no Município de Maringá e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial do Município de Maringá nº 1568, de 01 de agosto de 2011.

LOVO, I. C. Agricultura urbana: um elo entre o ambiente e a cidadania. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95958, Acesso em: 26 out. 2012.

MARICÁ. PORTARIA Nº 02 DE 15 DE OUTUBRO DE 2019. Jornal Oficial de Maricá. 16 de outubro de 2019, Ano XI, Edição nº 998. Disponível em <https://www.marica.rj.gov.br/wp-content/uploads/2019/10/JOM_998_16-10-2019.pdf> Acesso em 24/05/2024.

MICHELLON, E. Hortas comunitárias de Maringá: um modelo de agricultura urbana. Centro de Referência de Agricultura Urbana e Periurbana - CerAUP. Editora Clichetec, Maringá, 2016.

NASCIMENTO, R. Banco de alimentos como promotor de segurança alimentar e nutricional no município de Foz do Iguaçu. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 306–320, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.20941. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/20941>. Acesso em: 5 abr. 2024.

PEREIRA, Franciela Santa Chiara; ARCE, Enrique Viana. A gestão nas hortas comunitárias da cidade de Americana. R.Tec.FatecAM. ISSN 2446-7049. v.4 n.1 p.78-102 mar./set. 2016.

PNAD. Segurança alimentar nos domicílios brasileiros volta a crescer em 2023. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39838-seguranca-alimentar-nos-domicilios-brasileiros-volta-a-crescer-em-2023>. Acesso em: 27 mar. 2025.

PNUD. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em https://www.undp.org/pt/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel#:~:text=Os%20Objetivos%20de%20Desenvolvimento%20Sustent%C3%A1vel,desfrutem%20de%20paz%20e%20prosperidade. Acesso em 27 mar. 2025.

REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR (PENSSAN). (2021). Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil’ [livro eletrônico]: I Vigisan: relatório final. São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert, Rede Penssan. Disponível em: https://olheparaafome.com.br/pesquisa2020/ Acesso em: ago. 2022.

SALES, R. L. de A. Agricultura urbana e periurbana em Foz do Iguaçu: análise das capacidades estatais, percepção dos burocratas. 2021. 69. Trabalho de Conclusão de Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu Disponível em: http://dspace.unila.edu.br/123456789/6219. Acesso em: 20 jul. 2021.

SILVA, L.; DUTRA, V. FRANCELINO, D.; DIAS, N. (2020). Mapeamento de Espaços Urbanos Vazios para possível elaboração de hortas comunitárias em Barbacena/Mg: Desafios e proposições. Enciclopédia biosfera, [S. l.], v. 17, n. 32, Disponível em: <https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/50>. Acesso em: 29 jun. 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Adolescência. Manual de Orientação. Benefícios da Natureza no Desenvolvimento

de Crianças e Adolescentes. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao_sbp_cen_.pdf. Acesso em 27 de março de 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM). Mais de mil famílias participam de hortas comunitárias em Maringá. UEM, Bianca Iglesias, 15 de maio de 2018. Disponível em <https://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22700:mais-de-mil-familias-participam-de-projeto-de-hortas-comunitarias&catid=986:pgina-central&Itemid=211> Acesso em 20/06/2024.

Publicado

2025-07-27