SISTEMAS SOCIAIS E AS IMPLICAÇÕES NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA/COLABORATIVA E NA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS ARRANJOS DA SOCIEDADE DIGITAL
Palavras-chave:
Amorosidade, Complexidade, Paradigma, Conhecimento Tácito e Explícito, Comunidades de Prática, PermaturismoResumo
Resumo: O objetivo do ensaio é refletir e compreender as implicações de sistemas sociais na Inteligência Competitiva/Colaborativa e na Gestão do Conhecimento na dinâmica social, econômica e individual da sociedade digital. O objetivo secundário é analisar as implicações do ato de educar no processo de conversão de conhecimento implicado em conhecimento explicado. A premissa é que a dinâmica de construção dos sistemas sociais em sua gênese tem o devir poiético de converter saber implicado em saber explicado na educação de novos homines em processo permanente de transformação e de aprendizado. A construção filosófica, teórica e metodológica do texto se deu na perspectiva sistêmica, na biologia do amor e em alguns excertos da teoria da complexidade. A questão inquietadora é: quais as implicações dos sistemas sociais no processo de conversão do conhecimento implicado individual em conhecimento coletivo explicado? Um olhar mais atento mostra um sistema educativo no ocidente, principalmente no Brasil, fragmentado, performático e alienante do sujeito em sua essência. Observa-se que qualquer que seja o ambiente (virtual, social, empresarial, organizacional/institucional) pode ser convertido em ambiente educativo e de aprendizado permanente (permacultura e comunidade de prática). O aparato educativo é um espaço de construção do sujeito com o outro, da reelaboração de conteúdos e da sua responsabilidade no meio ecológico em que se insere.
Downloads
Referências
ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989.
ARRUDA, M. Educação para uma economia do amor: educação da práxis e economia solidária. Prefácio de Gaudêncio Frigotto. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2009.
BOHM, D. A totalidade e a ordem implicada. Tradução Mauro de Campos Silva. Revisão Técnica: Newton Roberval Eichenberg. São Paulo: Cultrix, 2009.
CAPRA, F. As conexões ocultas. São Paulo: Cultrix, 2002.
CAPUANO, E.; CASAES, J.; COSTA, J.; JESUS, M.; MACHADO, M. Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ci. Inf., Brasília , v. 38, n. 2, p. 19-34, ago. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 14 março de 2018.
CARVALHO, F. C. A. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Pearson, 2012.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
CHOO, C. The knowing organization: how organizations use information for construct meaning, create knowledge and make decisions. New York: Oxford Press, 1998.
DASILVA, A. J. A História de Vida do Gerente e o Processo da Estratégia: O Caso da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. 291f. 2004. Tese. (Doutorado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.
DASILVA, Amarildo Jorge; SANTOS, Ana Oliveira Castro dos; BEHR, Ricardo Roberto. A educação como mundo-vida: de professor à diretora escolar. Gest. Ação, Salvador, v.9, n.3, p. 319-338, set./dez. 2006.
DAVENORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DRUCKER, Peter F. A gestão numa época de grande mudança. Lisboa: Difusão Cultural, 1996.
DRUCKER, Peter F. Administração em tempos turbulentos. São Paulo: Pioneira,1980.
FIGUEIREDO, S. P. Gestão do conhecimento: estratégias competitivas para a criação e mobilização do conhecimento na empresa: descubra como alavancar e multiplicar o capital intelectual e o conhecimento da organização. Rio de Janeiro: Qualimark, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
GALBRAITH, John Kenneth. A sociedade justa: uma perspectiva humana. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
GARCIA, Rolando. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002a.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002b.
LÉVY, P. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LÉVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.
MATURANA, R. Humberto. Seres humanos individuais e fenômenos sociais humanos. In: MATURANA, R. Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1999.
MINTZBERG, H. QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MOLLISON, B.; SLAY, R. M. Introdução a Permacultura. Tradução de André Luis Jaeger Soares. Australia: Tagari, 1991.
MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
MORIN, E. Amor, poesia, sabedoria. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002a.
MORIN, E. O método 4: as ideias, habitat, vida, costumes, organização. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002b.
MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. São Paulo: Bookman, 2008.
PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PRESCOTT, John E.; MILLER, Stephen H. (Ed.). Proven strategies in competitive intelligence: lessons from the trenches. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2001.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
PUNSET, E. El viaje al poder de la mente. Los enigmas más fascinantes de nuestro cerebro y del mundo de las emociones. Barcelona: Ediciones Destino S.A., 2010.
ROGERS, Carl. Liberdade de aprender em nossa década. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas (SP): Editora Papirus, 1997.
SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Best Seller, 2002.
SOUTO, L. F. Gestão da Informação e do Conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
TERRA, J. C. C.; ANGELONI, M. T.Understanding the difference between information management and knowledge management. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, 12, 2003, Nancy. Proceedings...Nancy, 2003.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.
VALENTIM, M.; LENZI, L.; CERVANTES, B.; CARVALHO, E.; GARCIA, H.; CATARINO, M.; TOMAÉL, M. O Processo de Inteligência Competitiva em Organizações. Revista Ciência da Informação, Brasil, v.4, n.3, jun. 2003.
VEIGA, J. E. da (Coord.) FAVARETO, A.; AZEVEDO, C. M. A.; BITTENCOURT, G.; VECCHIATTI, K.; MAGALHÃES, R.; JORGE, R. O Brasil Rural Precisa de uma Estratégia de Desenvolvimento. Convenio: FIPE – IICA (MDA/CNDRS/NEAD), Brasília: 2001.
VIOLANTE; A. C.; DASILVA, A. J. Turistas e Ilhéus: a difícil convivência de diferentes grupos sociais. Congresso Internacional de Administração. Anais de 2009. Disponível em: admpg.com.br. Acesso em: 15.01.2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amarildo Jorge Da Silva, Elisa Angela Dal Moro de Medeiros, Daniel Ribeiro do Vale de Medeiros, Hayrton Francis Ximenes de Andrade, Weimar Freire da Rocha Júnior- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).