O DINHEIRO ENTESOURADO EM MARX E KEYNES
Resumo
O Objetivo do presente artigo é apresentar processo de acumulação de tesouros com o objetivo de demonstrar como ele afeta a economia. Especificamente, pretende-se comparar a análise teórica de Marx com a de Keynes sobre o tema. A acumulação de tesouros revela-se uma temática importante na esfera das relações econômicas existentes no circuito poupança -investimento e o entendimento dessa relação a partir desse autores assume assim grande relevância acadêmica. Pretende-se também demonstrar as diferentes concepções de mundo acerca do papel do processo de formação de tesouros [em dinheiro] (Marx) ou em “poupanças” (Keynes) e seus impactos na dinâmica do processo de formação de capital [seu auge e queda].
Referências
BLAUG, M. Metodologia da economia: ou, como os economistas a explicam. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
BRUNHOFF, S. de. A moeda em Marx. Tradução de Aloísio Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
GERMER, C. M. O conceito de 'padrão-ouro' e os equívocos da economia política. Value Theory Mini-Conference, Boston Park Plaza Hotel, March 12-14 1998, at the EEA Annual Conference. Disponível em: http://www.gre.ac.uk/~fa03/iwgvt/files/9-germer.rtf , acesso em: 12/12/2005.
KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1996.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 3.ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MARX, K. – Marx - Salário, Preço e Lucro, Abril Cultural, série Os Economistas, São Paulo, 1982, cap. VI a XIV.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. 15. Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro II. 8. Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro II. Vol. III. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1991.
MARX, K. Grundrisse. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/marx/works/1857/grundrisse/index.html. 2002. Acesso em 23/12/2013.
MIGLIOLI, J. Acumulação de Capital e Demanda Efetiva. SP: T. A Queiroz; 1982
PAULANI, L. A atualidade da crítica da economia política. Critica Marxista, São Paulo, v. 10, 2000
POLARI, R. S. A concepção keynesiana das críticas econômicas e sua crítica com base em Marx. Revista de Economia Política.V.4 n. 2, abril-junho 1984
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 José Guilherme Silva Vieira, Ricardo Schmidt Filho- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).