DISTRIBUIÇÃO DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA NO PARANÁ DE 2004 A 2013

Autores

  • Eduardo de Pintor Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Flávio Braga de Almeida Gabriel Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mônica Rafaeli Barbosa Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Draine Fernanda Dalposso Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal avaliar o comportamento da distribuição da renda domiciliar per capita (RDPC) no Paraná de 2004 a 2013. Como objetivos complementares buscou-se expor o debate existente na literatura recente sobre distribuição de renda no Brasil e determinar as causas imediatas de eventuais diferenças da distribuição da RDPC do Paraná para com a Região Sul e para com o Brasil. Para atingir esses objetivos utilizou-se, como metodologia, o cálculo dos índices de Gini, Mehran e Piesch e a decomposição do Índice de Gini considerando as parcelas da renda para o Paraná, Região Sul e Brasil. Como base de dados, foram usados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para o período analisado. Como resultado, pôde-se observar que houve uma retração dos três índices. Contudo, a retração da desigualdade de renda foi maior para a Região Sul e para o Paraná do que para o Brasil. Constatou-se também que houve significativo aumento (5,06%), na representatividade da parcela da RDPC referente aos empregados do setor privado, bem como uma expressiva queda na concentração de renda da parcela da RDPC outros rendimentos (-0,67), sendo esta parcela onde se enquadra o programa Bolsa Família. Assim estes foram os principais fatores para a redução da concentração na RDPC.

Biografia do Autor

Eduardo de Pintor, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Economista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campos Toledo, PGDRA - UNIOESTE, Toledo. Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Flávio Braga de Almeida Gabriel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo.

Mônica Rafaeli Barbosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Acadêmica do curso de economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Draine Fernanda Dalposso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Acadêmica do curso de economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Downloads

Publicado

2017-02-01

Edição

Seção

Artigos