O USO DA LOGÍSTICA REVERSA PARA ATENDER A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO PARANÁ
Resumo
No contexto atual, as questões relacionadas à logística reversa têm ganhado destaque no mercado, pois os consumidores modernos têm uma visão cada vez maior de preocupação com fatores de ordem ecológica. A responsabilidade socioambiental é um importante instrumento para garantir a sobrevivência econômica da empresa. Sendo assim, este artigo identifica os impactos (econômicos, sociais e ambientais) da aplicação da logística reversa nos resíduos industriais gerados em uma agroindústria canavieira, a Usina Alto Alegre, localizada no estado do Paraná. Além disto, outra questão investigada é a análise da aplicação da logística reversa no atendimento a responsabilidade socioambiental através do Relatório de Sustentabilidade. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa e coleta de dados secundários. Conclui-se que a logística reversa está presente nas ações da usina estudada, e está relacionada diretamente com a Responsabilidade Socioambiental, pois aborda questões de ordem econômica (demonstrativo de valor adicionado), social (programas e projetos para a comunidade interna e externa) e ambientais (ações e investimentos sustentáveis).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ana Carolina Alves Gomes, Angélica Patrícia Sommer Meurer, Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).