O USO DA LOGÍSTICA REVERSA PARA ATENDER A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO PARANÁ

Autores

  • Ana Carolina Alves Gomes Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (FAEMG)
  • Angélica Patrícia Sommer Meurer Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR-Toledo
  • Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Resumo

No contexto atual, as questões relacionadas à logística reversa têm ganhado destaque no mercado, pois os consumidores modernos têm uma visão cada vez maior de preocupação com fatores de ordem ecológica. A responsabilidade socioambiental é um importante instrumento para garantir a sobrevivência econômica da empresa. Sendo assim, este artigo identifica os impactos (econômicos, sociais e ambientais) da aplicação da logística reversa nos resíduos industriais gerados em uma agroindústria canavieira, a Usina Alto Alegre, localizada no estado do Paraná. Além disto, outra questão investigada é a análise da aplicação da logística reversa no atendimento a responsabilidade socioambiental através do Relatório de Sustentabilidade. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa e coleta de dados secundários. Conclui-se que a logística reversa está presente nas ações da usina estudada, e está relacionada diretamente com a Responsabilidade Socioambiental, pois aborda questões de ordem econômica (demonstrativo de valor adicionado), social (programas e projetos para a comunidade interna e externa) e ambientais (ações e investimentos sustentáveis).

Biografia do Autor

Ana Carolina Alves Gomes, Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (FAEMG)

Analista de agronegócios na Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (FAEMG). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo)

Angélica Patrícia Sommer Meurer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR-Toledo

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR-Toledo. Economista e mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo). E-mail: .

Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestre Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo).

Downloads

Publicado

2017-02-01

Edição

Seção

Artigos