O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO MST E A TENTATIVA DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UM MODELO DE SUJEITO SOCIAL: “O SEM TERRA”.

Autores

  • Silvana Aparecida da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

O presente estudo se dispõe a apresentar um modelo de educação escolar adotado por um colégio da rede pública de ensino do estado do Paraná, que por estar associado a um movimento social, o MST, interfere na construção subjetiva dos jovens, visando construir nestes uma identidade de classe social, a de ser Sem Terra. O Colégio Estadual Iraci Salete Strozak, localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu – PR é nacionalmente conhecido pelo desenvolvimento de uma proposta educacional distinta do modelo “tradicional”. Neste colégio, destacam-se as estratégias pedagógicas adotadas pelo MST na tentativa de formar um novo perfil de jovens estudantes. De tal modo que a educação escolar nesta instituição deliberadamente se consolida como um instrumento de construção identitária. Localizado dentro de um assentamento de reforma agrária, o Colégio Iraci, se propõe a realização de um projeto social de valorização dos sujeitos e da educação do campo, bem como se coloca na condição de um instrumento que tem a função de representar a realidade objetiva dos jovens assentados, e os seus projetos de vida dentro de uma sociedade capitalista excludente.

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos