CONQUISTAS E DESAFIOS DA UNASUL: PANORAMA REGIONAL NOS PRIMEIROS CINCO ANOS DE VIGÊNCIA.

Diego Elison do Nascimento Silva

Resumo


Passados dez anos da assinatura da Declaração de Cusco, no Peru, e cinco anos da vigência do Tratado Constitutivo da UNASUL, foi dado início a um novo modelo de integração regional na América do Sul. Com várias tentativas com pouco ou nenhum êxito, este subcontinente mantém, historicamente, uma relação comercial mais afeita com países alheios à região. Procurar-se-á apontar as justificativas desta preferência, seja por questões políticas, econômicas ou até mesmo geográficas e a partir delas verificar o que já se conquistou pós assinatura da Declaração de Cusco, para assim poder proceder o raciocínio se a proposta de integração realmente trilha um caminho diverso ou se comete os mesmos erros. Nesta linha, se verificará também quais os desafios a serem enfrentados, com ênfase na integração econômica, principalmente no que se refere a substituição, ou não, dos mecanismos de integração concêntricos, como o Mercosul e a Comunidade Andina. 


Palavras-chave


Declaração de Cusco, UNASUL, Integração Regional.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Rafael. A integração sul-americana e o Brasil. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 6, Nº3, Rio de Janeiro, 2011.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Geopolítica e política exterior: EUA , Brasil e América do Sul. Brasília : Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.

BARNABÉ, Israel Roberto.UNASUL: desafios e importância política. Mural Internacional, Ano II, v. 1. Junho, 2011.

Diálogos políticos: perspectivas para uma resolução pacífica da crise venezuelana. Disponível em: https://onial.wordpress.com/tag/unasul/ Acesso em 25 de maio de 2015

Figueiredo afirma que Unasul demonstrou capacidade de mediação na Venezuela (17 de abril de 2014). Disponível em:http://www.efe.com/efe/noticias/brasil/brasil/figueiredo-afirma-que-unasul-demonstrou-capacidade-media-venezuela/3/16/2295929. Acesso em 27 de maio de 2015

GARZÓN, Isabel Albonor. Algumas reflexões sobre a UNASUL. Disponível em: http://www.ictsd.org/sites/default/files/review/pontes/pontes3-3.pdf Acesso em 24 de maio de 2015

Itamaraty (UNASUL). Disponível em:

MOREIRA, Luiz Felipe Viel; SILVA, André Luiz Reis; QUINTEROS, Marcela Cristina. As Relações Internacionais da América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Oposição critica duplicidade de atribuições entre UNASUL e Mercosul Disponível em Acesso em 27 de maio de 2015.

Oposição na Venezuela expõe à UNASUL condições para diálogo Disponível em: Acesso em 26 de maio de 2015

SEVERO, Luciano Wexell. Integração da América do Sul: mecanismos regionais de financiamento. Rio de Janeiro: UFRJ/IE/NEI, 2011.

VALENCIA, Jose. Integración em La UNASUR. Disponível em: http://www.comunidadandina.org/prensa/articulos/hoy13-8-09.htm Acesso em 27 de maio de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Orbis Latina

A Revista Orbis Latina, ISSN 2237-6976, é publicada originalmente na plataforma digital ISSUU, cujo acesso, leitura e downloads são gratuitos. Mais detalhes ver  https://sites.google.com/site/orbislatina/