CONQUISTAS E DESAFIOS DA UNASUL: PANORAMA REGIONAL NOS PRIMEIROS CINCO ANOS DE VIGÊNCIA.
Resumo
Passados dez anos da assinatura da Declaração de Cusco, no Peru, e cinco anos da vigência do Tratado Constitutivo da UNASUL, foi dado início a um novo modelo de integração regional na América do Sul. Com várias tentativas com pouco ou nenhum êxito, este subcontinente mantém, historicamente, uma relação comercial mais afeita com países alheios à região. Procurar-se-á apontar as justificativas desta preferência, seja por questões políticas, econômicas ou até mesmo geográficas e a partir delas verificar o que já se conquistou pós assinatura da Declaração de Cusco, para assim poder proceder o raciocínio se a proposta de integração realmente trilha um caminho diverso ou se comete os mesmos erros. Nesta linha, se verificará também quais os desafios a serem enfrentados, com ênfase na integração econômica, principalmente no que se refere a substituição, ou não, dos mecanismos de integração concêntricos, como o Mercosul e a Comunidade Andina.
Referências
ARAUJO, Rafael. A integração sul-americana e o Brasil. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 6, Nº3, Rio de Janeiro, 2011.
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Geopolítica e política exterior: EUA , Brasil e América do Sul. Brasília : Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.
BARNABÉ, Israel Roberto.UNASUL: desafios e importância política. Mural Internacional, Ano II, v. 1. Junho, 2011.
Diálogos políticos: perspectivas para uma resolução pacífica da crise venezuelana. Disponível em: https://onial.wordpress.com/tag/unasul/ Acesso em 25 de maio de 2015
Figueiredo afirma que Unasul demonstrou capacidade de mediação na Venezuela (17 de abril de 2014). Disponível em:http://www.efe.com/efe/noticias/brasil/brasil/figueiredo-afirma-que-unasul-demonstrou-capacidade-media-venezuela/3/16/2295929. Acesso em 27 de maio de 2015
GARZÓN, Isabel Albonor. Algumas reflexões sobre a UNASUL. Disponível em: http://www.ictsd.org/sites/default/files/review/pontes/pontes3-3.pdf Acesso em 24 de maio de 2015
Itamaraty (UNASUL). Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional/unasul>. Acesso em 04 junho 2015.
MOREIRA, Luiz Felipe Viel; SILVA, André Luiz Reis; QUINTEROS, Marcela Cristina. As Relações Internacionais da América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Oposição critica duplicidade de atribuições entre UNASUL e Mercosul Disponível em <http://www2.camara.leg.br/ camaranoticias/noticias/RELACOES-EXTERIORES/193772-OPOSICAO-CRITICA-DUPLICIDADE-DE-ATRIBUICOES-ENTRE-UNASUL-E-MERCOSUL.html> Acesso em 27 de maio de 2015.
Oposição na Venezuela expõe à UNASUL condições para diálogo Disponível em: <http://www.swissinfo.ch/por/internacional_afp/Oposicao_na_Venezuela_expoe_a_Unasul_condicoes_para_dialago.html?cid=38612520> Acesso em 26 de maio de 2015
SEVERO, Luciano Wexell. Integração da América do Sul: mecanismos regionais de financiamento. Rio de Janeiro: UFRJ/IE/NEI, 2011.
VALENCIA, Jose. Integración em La UNASUR. Disponível em: http://www.comunidadandina.org/prensa/articulos/hoy13-8-09.htm Acesso em 27 de maio de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Diego Elison do Nascimento Silva- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).