HORTAS COMUNITÁRIAS: UM NOVO PARADIGMA NA PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS NAS ÁREAS URBANAS

Autores

  • Simone Aparecida Pellizon Universidade Federal do ABC (UFABC)

Resumo

Este estudo tem o objetivo de examinar o projeto de implantação de Hortas Comunitárias promovido pela organização não governamental Cidades Sem Fome, que busca promover a integração social de grupos vulneráveis, utilizando como ferramenta a introdução da horticultura, visando contribuir efetivamente para a melhoria da alimentação nas comunidades localizadas nas periferias dos grandes centros urbanos. Confrontando o projeto das hortas com o movimento da agroecologia para analisar como a ação está interferindo nas perspectivas dos grupos envolvidos e nas políticas públicas sobre o uso do território na Região Metropolitana de São Paulo. E ainda, confrontando o projeto com o arcabouço teórico sobre desenvolvimento socioeconômico sustentável, sob a égide do movimento da Economia Solidária. A partir da revisão das informações sobre o uso dos espaços urbanos pela e para a comunidade na produção e consumo de alimentos orgânicos após a implantação das hortas, busca-se compreender as práticas e os instrumentos adotados com relação ao uso e ocupação do solo das metrópoles, almejando o desenvolvimento econômico e social de comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade social. A relevância do tema de pesquisa está na contribuição que se pretende agregar na área de desenvolvimento sustentável, em especial nas ações implementadas pela sociedade civil, mas também nas políticas públicas que podem ser adotadas como instrumentos para combater a fome e a pobreza nos municípios brasileiros, acrescentando novos dados e informações para o debate e aprimorando a reflexão crítica do assunto.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Pellizon, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC)

Referências

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COMISSÃO Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

MCT-CGEE. Livro Azul: 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: CGEE-MCT, 2010. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/327967.html>. Acesso em: 30 out. 2014.

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Criar cidades mais verdes: Programa de Horticultura e Periurbana da FAO (2012). Disponível no site www.fao.org. Consultado em 28/09/2015 às 14h00.

________. O estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil: Um retrato multidimensional. Relatório 2014. Disponível no site https://www.fao.org.br/download/SOFI_p.pdf. Consultado em 28/09/2015 às 14h00.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE-FAO). Perspectivas agrícolas 2015-2024. In: Capítulo 2. Agricultura brasileira: Perspectivas e Desafios - Revista FAO. Relatório completo em inglês no site: http://dx.doi.org/10.1787/agr_outlook-2015-en.

SANTOS, B. S. (Org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

________. Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SINGER, P. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. Revista Estudos Avançados, n.18, v.51, 03 jul. 2004.

________. Desenvolvimento solidário: significado e estratégia. 1º Seminário Nacional de Entidades Parceiras da Economia Solidária. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D3ADC4216013AFAE0E4A31614/DESENVOLVIMENTO%20SOLID%C3%81RIO.pdf>. Acesso em 9 jun 2014.

SINGER, P.; SOUZA, A. R. de. A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2003.

VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. São Paulo: Garamond, 2005.

Downloads

Publicado

2017-07-19