PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS EM UM QUINTAL URBANO

Autores

  • Sandra Marli da Rocha Rodrigues UNIOESTE
  • Jandir Rodrigues UNILA
  • Fernando José Martins UNIOESTE
  • Júlio da Silveira Moreira UNILA

Resumo

O presente trabalho descreve uma experiência de produção de alimentos num quintal urbano, preservando e produzindo uma diversidade de hortaliças, plantas medicinais, alimentícias, aromáticas e não convencionais. Buscando recompor o equilíbrio e a fertilidade do solo, desenvolver técnicas e práticas de produção de alimentos saudáveis em quintais urbanos, construindo alternativas concretas para a produção de alimentos. A partir daí, explicita a importância de recolocar a vida na centralidade do desenvolvimento, abordando a problemática dos agrotóxicos e a trajetória de luta dos movimentos sociais pela preservação da vida em sua diversidade. A perspectiva da agroecologia alia a produção de alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos com a soberania e segurança alimentar, a preservação dos saberes e da cultura alimentar dos povos. Como resultado, reconstrói e ressignifica as formas de produzir alimentos, de construir relações de respeito e cuidado com os seres humanos e com a diversidade de vida existente no planeta.

Biografia do Autor

Sandra Marli da Rocha Rodrigues, UNIOESTE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Sociedade, Cultura e Fronteiras, UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu

Jandir Rodrigues, UNILA

Esudante de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da UNILA

Fernando José Martins, UNIOESTE

Professor da UNIOESTE; Doutor em Educação.

Júlio da Silveira Moreira, UNILA

Professor da UNILA; Doutor em Sociologia.

Referências

ALBA, Rogéria Pereira. Aprendizados sobre o método de sistematização permanente. Revista Cambota. Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR, ano 40, n.269, Francisco Beltrão, 2014.

ARL; Valdemar. O campo como forma de produção e modo de vida. Revista Cambota. Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR, ano 40, n.269, Francisco Beltrão, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, - 2 ed. – Brasília :Ministério da Saúde, 2014.

BURG, Ines Claudete; MAYER, Paulo Henrique. Alternativas ecológicas para prevenção e controle de pragas e doenças. 32. ed. Francisco Beltrão-PR: Grafit, 2009.

CINELLI, Catiane; SANTOS, Geneci Ribeiro dos. Feminismo, agroecologia e sustentabilidade. In: BONI, Valdete et al. Organização produtiva de mulheres e promoção de autonomia por meio do estímulo à prática agroecológica. Tubarão: Copiart, 2015.

FRANCISCO. Laudato Si’ Louvado sejas. Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

GUHUR, Dominique Michèle Perioto; TONÁ, Nilciney. Agroecologia. In: MST. Alimentação saudável: um direito de todos! Boletim da Educação n. 13. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

KAISER, Arno. Terra – Eco sagrado: teologia da libertação e educação popular/ Arno Kayser, Ivone Gebara—São Leopoldo: CEBI, 2008.

LONDRES, Flavia. Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2011.

MALUF, Renato S. Segurança alimentar e nutricional. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MOREIRA, Júlio da Silveira. Natureza, território e direito. Uma compreensão filosófica do direito a partir da cosmovisão indígena latino-americana. Comunicação oral apresentada ao V Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental, de 10 a 12 de novembro de 2015, em Curitiba.

STÉDILE, João Pedro; CARVALHO, Horácio Martins de. Soberania Alimentar. In: MST. Alimentação saudável: um direito de todos! Boletim da Educação n. 13. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

Downloads

Publicado

2017-07-19