EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A CONTRIBUIÇÃO DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA

Autores

  • Daiane Netto UFRGS
  • João Ernesto Pelissari Candido UFRGS
  • Alessandra Daiana Schinaider UFRGS

Resumo

Considerando o contexto da Educação do Campo, em 1988, a Constituição Federal incorporou a Educação Básica como um direito social, o que possibilitou reposicionar a educação do campo no panorama educacional. Somado a isso, a Lei de Diretrizes Básicas nº 9.394/1996 destaca a importância de que a educação esteja vinculada à família e a participação social, de se relacionar os conteúdos recebidos na escola com a realidade a quem se destina. Trata-se de reconhecer a relação entre educação e o cotidiano, a partir do trabalho no campo, integrado com a vivência dos alunos nas famílias. Neste cenário, surgem as Escolas Família Agrícola (EFAs): originárias da França, na década de 1930, e utilizando o método da Pedagogia da Alternância. O propósito principal das EFAs é proporcionar aos jovens agricultores a formação geral, técnica e humana, compatíveis com a sua realidade, de forma contextualizada, possibilitando que a família e a comunidade tenham papel importante nesta formação. As EFAs pretendem dar conta dos preceitos da Educação do Campo e contribuir para o desenvolvimento local sustentável. Assim, recorre-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas, de 2005, onde se destaca que o aprendizado deve se dar pelos seguintes aspectos: abordagem interdisciplinar; desenvolvimento do pensamento crítico; incentivo ao diálogo; ensino de noções de paz, igualdade e respeito pelos seres humanos e pelos ambientes natural e social; formação de professores e alunos visando a compreensão sobre os desafios da própria cidade. Desta forma, as experiências com Pedagogia da Alternância sinalizam para um novo projeto de sociedade e educação, estando os educadores-pesquisadores responsáveis por aprofundar o conhecimento sobre o método e analisar suas potencialidades e limitações (RIBEIRO, 2008a). Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender o processo diferenciado de construção de conhecimento das Escolas Família Agrícola e sua contribuição para a sustentabilidade.

Biografia do Autor

Daiane Netto, UFRGS

Química Industrial (IQ/UFRGS), especialista em Gestão Ambiental (UNOPAR), graduanda do curso de Licenciatura em Química (IQ/UFRGS), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (CISADE/PGDR/UFRGS), UFRGS.

João Ernesto Pelissari Candido, UFRGS

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (UNILA), graduando do curso de Licenciatura em Sociologia (UNAR) e pós-graduando no curso de Alimentos, Saúde e Nutrição (COTEMAR), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (CISADE/PGDR/UFRGS), UFRGS.

Alessandra Daiana Schinaider, UFRGS

Administradora (UFSM), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (CISADE/PGDR/UFRGS), UFRGS.

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BENJAMIN, C. CALDART, R. S. Projeto popular e escolas do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 2000. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 3.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 134. n. 248, 1996.

CALDART, R. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: Por uma educação do campo. Miguel Gonzalez Arroyo, Roseli Salete Caldart, Monica Castagna Molina (organizadores). 5ª Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CHAVES, K. M. da S., FOSCHIERA, A. A. Práticas de Educação do Campo no Brasil: Escola Família Agrícola, Casa Familiar Rural e Escola Itinerante. In: Revista Pegada – vol. 15 n. 2, p 76-94 dez. 2014.

FERNADES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. Por Uma Educação do Campo: Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação do Campo”. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 31º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREITAS, H. C. de A. Rumos da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 35-49, abr. 2011.

JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

JICKLING, B. “Why I don’t want my children to be educated for sustainable development”. The Journal of Environmental Education, Washington DC, USA. v. 23, nº 4, p. 5-8, 1992.

LACERDA, C. L. de; SANTOS, C. A. dos. In: Memória e história do Pronera: contribuições para a educação do campo no Brasil. Clarice Aparecida dos Santos, Monica Castagna Molina, Sonia Meire dos Santos Azevedo de Jesus (organizadoras). – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2010.

LIMA, G. da C. O discurso da sustentabilidade e suas implicações para educação. Ambiente & Sociedade. v. 6. nº 2. jul./dez. 2003.

MENDES, J. M. G. Dimensões da Sustentabilidade. Revista das Faculdades Santa Cruz, v. 7, nº 2, jul./dez. 2009.

MONTEIRO, M. A. Retrato falado da alternância: sustentando o desenvolvimento rural através da educação. São Paulo: CEETEPS, 1997.

PEDRON, S. T. Educação e MST: experiências educativas no ITEPA -Assentamento Antônio Companheiro Tavares em São Miguel do Iguaçu/PR. Marechal Cândido Rondon: Unioeste, 2011.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 27-45, jan./abr. 2008a.

RIBEIRO, M. Contradições na relação trabalho-educação do campo: a pedagogia da alternância. Trabalho & Educação, v.17, n. 2, mai. /ago. 2008b.

Downloads

Publicado

2017-07-19