EDUCAÇÃO AMBIENTAL APARTIR DE EXPERIÊNCAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL NA BACIA DO PARANÁ III

Autores

  • Rafael Lucas Alves Ferreira UNIOESTE
  • Karini Aparecida Scarpari UNILA
  • João Ernesto Pelissari Candido UFRGS

Resumo

A discussão da Educação Ambiental contribui para o debate referente ao modelo de Desenvolvimento Rural. Nesta perspectiva, o artigo tem como objetivo evidenciar as propriedades que adotam princípios do Desenvolvimento Rural Sustentável enquanto espaços de educação ambiental. Em termos metodológicos, este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica com embasamento na literatura científica, e em observação direta intensiva a campo. A aplicação desse método utilizou-se de observação e entrevistas aplicadas aos estudantes de mestrado em desenvolvimento rural sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em visitas a três propriedades rurais localizadas no Oeste do Paraná que participaram do Programa Cultivando Água Boa. Com a análise é possível observar que as propriedades visitadas atuam como espaços não formais de Educação Ambiental, proporcionando aos visitantes um contato direto com a natureza e estimulando a tomada de consciência ambiental através do diálogo estabelecido com os agricultores nas três propriedades.

Biografia do Autor

Rafael Lucas Alves Ferreira, UNIOESTE

Mestrando em Desenvolvimento Rural Sustentável – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

Karini Aparecida Scarpari, UNILA

Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento – Universidade Federal da Integração Latino Americana, bacharela em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

João Ernesto Pelissari Candido, UFRGS

Mestrando em Desenvolvimento Rural – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

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Publicado

2017-07-19