PARTICIPAÇÃO DO MÉXICO NAS RELAÇÕES INTERAMERICANAS

Autores

  • Mateus de Sá Barreto Barros Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro

Resumo

Com o intuito de ilustrar a importância das relações entre os países latino-americanos é que buscou-se explicar as relações interamericanas atuais a partir da história. Aquelas, em especial no concernente aos países latino-americanos, são desprestigiadas, sobretudo, quando leva-se em consideração às políticas de Estado. No que se refere ao Brasil, muito embora haja tentativas de aproximação por parte de um governo em particular, o legislativo procura desvalorizar os logros alcançados pelos blocos comerciais latino-americanos, principalmente o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O México, por seu turno, mesmo que busque estabelecer alianças com demais países do subcontinente, mantêm um maior volume de acordos e negociações com os vizinhos do Norte e Europa. As atuais relações subcontinentais, os pré-conceitos institucionais, o menosprezo pelas nações vizinhas, não devem ser utilizadas como parâmetro ou como resumo da importância das relações estabelecidas entre os países latino-americanos ao longo da história. Ao contrário do que se imagina, tais relações são de longa data, remete-se ao século XIX. Naquele momento, os diálogos giravam em torno do reconhecimento das independências, da tentativa de estabelecer pactos de amizade e, por parte do México, acordos de defesa, uma vez que as nações latino-americanas possuíam receio de uma nova investida europeia no continente, ao mesmo tempo que sempre esteve em pauta a Integração Regional e tratados comerciais. A continuidade e o rompimento dos diálogos entre os países latino-americanos dependiam, assim como até hoje, de fatores externos: intervenções de países europeus ou Estados Unidos; crises econômicas mundiais; guerras. E internos: crises político-institucionais; conflitos sociais; crises econômicas internas – a exemplo da Venezuela. Além disso, procurou-se evidenciar o posicionamento do México a partir da mudança de eixo da Europa para os Estados Unidos no pós-guerra até a adesão ao Tratado de Livre Comércio do Norte.

Biografia do Autor

Mateus de Sá Barreto Barros, Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (DIVERSITAS/USP)

Referências

ANDERSON, Perry. A política externa norteamericana e seus teóricos. São Paulo: Boitempo, 2015.

ARCHIVO HISTÓRICO DIPLOMÁTICO MEXICANO. Las relaciones diplomáticas de México con sud-america. México: Secretaría de Relaciones Exteriores, 1925.

BARKIN, David. Un Desarrollo distorcionado: la integración de México a la economía mundial. Siglo veinteuno: México, 1991.

BBC BRASIL. Chávez chama Fox de ‘cachorro’ e gera polêmica no México. 11 de novembro de 2005. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2005/11/051111_mexicoas.shtml. Acesso em 10 de outrubro de 2012.

CERVO, Amado Luiz. Sob o signo neoliberal: as relações internacionais da América Latina. Revista Brasileira Política Internacional. 43(2): 5-27, 2000.

____________. Hegemonia coletiva e equilíbrio: a construção do mundo liberal (1815-1871). In. SARAIVA, José Flávio Sombra (Org.). História das Relações Internacionais Contemporâneas: da sociedade internacional do século XIX à era da globalização. São Paulo: Saraiva, 2008.

_____________. A instabilidade internacional (1919-1939). In.: SARAIVA, José Flávio Sombra (Org.). História das Relações Internacionais Contemporâneas: da sociedade internacional do século XIX à era da globalização. São Paulo: Saraiva, 2008.

CHANG, Ha-Joon. O Mito do Livre Comércio e os Maus Samaritanos: a história secreta do capitalismo. São Paulo: Campus-Elsevier, 2008.

LIMA, Marcos Costa. Development and Globalization in Periphery: the missed chain. Perspectivas, São Paulo, v. 32, p. 15-46, ju/dez. 2007.

_____________. O Brasil, o BRICS e a agenda internacional. In.: PIMENTEL, José Vicente de Sá. O Brasil, o BRICS e a agenda internacional. Fundação Alexandre de Gusmão: Brasília, 2013.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES – FUNDAÇÃO ALEXANDRE GUSMÃO. Obras do Barão de Rio Branco: Discursos. Brasília, 2012.

NYE, Joseph. Soft Power – The means to success in World Politics. New York: Public Affairs, 2004.

PIMENTEL, José Vicente de Sá. O Brasil, o BRICS e a agenda internacional. Fundação Alexandre de Gusmão: Brasília, 2013.

REYES, Elda Pérez. La política exterior de México hacia sudamérica, 1900-1910. Tese de Doutorado – Instituto de Investigaciones Históricas de la Universidad Michoacana de San Nicolás, 2011.

RIST, Gilbert. El Desarrollo: historia de uma creencia occidental. Los libros de la Catarata: Espanha, 2002.

RIVERO, Oswaldo de. O Mito do Desenvolvimento: os países inviáveis no século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SÁNCHEZ, J. Rafael Campos. Primeros contatos diplomáticos entre México y Brasil. D.F.: Editorial Praxis, 2000.

SCHWARTZ, Stuart B. Escravos, Roceiros e Rebeldes. Tradução Jussara Simões. Bauru – SP: EDUSC, 2001.

SOARES, Maria Susana Arrosa. Autonomia e Interdependência nas Relações Internacionais na América Latina. ALAS. Disponível em: http://www.cedep.ifch.ufrgs.br/Textos_Elet/Alas/Maria%20Susana%20A.pdf. Acesso em 05/09/2016.

STIGLITZ, Joseph. The Promise of Global Institutions. In. David Herd e Anthony McGrew. The Global Transformations Reader Introduction to the Globalization Debate. Cambridge, UK: Polity Press, 2003.

SUDAREV, Vladimir. México y América Latina: nueva etapa de relaciones. Traducción del artículo publicado en la revista rusa ????????? ??????? No 6, 2013.

TULCHIN, Joseph S. América Latina X Estados Unidos: Uma Relação Turbulenta. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

WALLERSTEIN, Immanuel. Capitalismo Histórico e Civilização Capitalista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

Artigos