CARACTERIZAÇÃO DOS PRODUTORES AVÍCOLAS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Celso José Farias UNIOESTE
  • Mirian Beatriz Schneider UNIOESTE

Resumo

Este estudo, que é parte de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo descrever sobre a caracterização dos produtores avícolas da região Oeste do Paraná. Para esta pesquisa foram analisadas parte do questionário aplicado aos produtores investigados. Em termos metodológicos, este trabalho caracteriza-se como pesquisa quantitativa-qualitativa. Como principais resultados, confirmou-se a predominância de pequenos produtores com número pequeno de aviários instalados em propriedades pequenas. Porem somados no sistema de integração resultam nos maiores produtores e exportadores de carne de frango do Estado do Paraná, logo o estado é destaque na produção e exportação nacional.

Referências

ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal. Disponível em: http://abpa-br.com.br/ Acesso em: 08/10/2016.

BELUSSO, D. A integração de agricultores às cooperativas agrícolas abatedoras de frangos no Oeste do Paraná. 2010. 291 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2010.

CAMPOLIN, Adalziga Inês. Educação Rural: Um debate necessário. ADM – Artigo de divulgação na mídia, Embrapa Pantanal, Corumbá – MS, n 87, p.1-3, 2005.

CIELO, Ivanete Daga. O Sistema de integração da avicultura de corte na mesorregião oste paranaense: uma análise sob a ótica da Nova Economia Institucional. Tese Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo, 2015.

COSTA, Luciano de Souza; GARCIA, Luis Alberto Ferreira; BRENE, Paulo R.A. Panorama do setor de frango de corte no Brasil e a participação da indústria avícola paranaense no complexo dado seu alto grau de competitividade. IV SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. São Paulo, 2015.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=410480 Acesso em 16/11/2016.

INCRA - INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA.

Lei nº 8.629, de 25 de fevereiro de 1993, Art 4º, Parágrafo II http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8629.htm. Acesso em 02/06/2016.

SECEX. Secretaria de comércio exterior. Disponível em: http://portal.siscomex.gov.br/legislacao/orgaos/secretaria-de-comercio-exterior-secex. Acesso em 26/08/2016.

Sistema Nacional de cadastro rural. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/>. Acesso em 12/06/2016.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. Acesso em 10/08/2016.

USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Disponível em: http://www.usda.gov/wps/portal/usda/usdahome. Acesso em: 28/09/2016.

WILLIANSON. O .The economic institutions of capitalism. New York: Free Press, 1985. 450 p.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

Artigos