AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO EMBATE DIALÓGICO ENTRE A FÉ E A RAZÃO

Autores

  • Luis Otávio Sales da Silva Junior UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba
  • Guilherme de Oliveira Alonso UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba
  • José Edmilson de Souza-Lima UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba

Resumo

O presente estudo analisa as contribuições epistêmicas extraídas do debate realizado entre o filósofo Jürgen Habermas e o papa emérito Bento XVI (Joseph Ratzinger), no qual trataram dos fundamentos pré-políticos da sociedade secular. Enfrentar-se-ão as perspectivas muito distintas entre os debatedores (antagonicamente ligados à razão e à fé) para investigar as bases morais pré-políticas do Estado Liberal – no sentido de se verificar o que manteria a sociedade coesa, independentemente dos recursos normativos do Estado Democrático de Direito. Da análise apresentada por cada coautor, este estudo irá extrair as contribuições epistemológicas de cada visão, buscando confrontá-las e, quem sabe, encontrar algum fator comum entre ambas as visões.

Biografia do Autor

Luis Otávio Sales da Silva Junior, UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba

Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Advogado. luisotavio@dotti.adv.br

Guilherme de Oliveira Alonso, UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba

Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Direito e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Advogado. guilherme@dotti.adv.br

José Edmilson de Souza-Lima, UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor e Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2014 e 2015 Coordenou o Núcleo de Pesquisa do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba. Atualmente é pesquisador e docente do Mestrado em Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Publicou dezenas de artigos em periódicos internacionais e nacionais e livros em diversas editoras. Suas pesquisas estão concentradas nas Ciências Ambientais a partir de aportes sociológicos e seus interesses estão associados aos seguintes temas: sustentabilidade, decolonialidade, racionalidades, pluralismo epistêmico, interdisciplinaridade, ensino jurídico e meio ambiente.

Referências

BUCKINGHAM, Will et al. O livro da filosofia. Tradução de Douglas Kim. São Paulo: Globo, 2011.

HABERMAS, Jürgen; RATZINGER, Joseph. Dialética da secularização: sobre razão e religião. Aparecida/SP: Idéias & Letras, 2007.

JAPIASSU, H. F. Introdução ao pensamento epistemológico. 7 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

SOUZA-LIMA, José Edmilson; MACIEL-LIMA, Sandra. Contornos do conhecimento jurídico: a cientificidade do campo em questão. Revista Jurídica (FIC), v. 2, p. 318-352, 2014. Disponível em:

<http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/951>. Acesso em 03 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

Artigos