A DIMENSÃO DA IDENTIDADE EM ESPAÇOS FRONTEIRIÇOS: UM DIÁLOGO ENTRE TERRITORIALIDADE, IDENTIDADE E FRONTEIRAS

Autores

  • Giuliano Silveira Derrosso UNIOESTE
  • Mauro José Ferreira Cury UNIOESTE

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir e propor novas dimensões para o estudo da identidade, quando relaciona tal conteúdo com as questões de territórios, territorialidades e fronteiras. É possível encontrarmos, na literatura da área, autores que procuram envidenciar a dinâmica identidade-território, entretanto os estudos não alcançam a discussão da identidade dentro do contexto da territorialidade fronteiriça. Para tanto, este artigo propõe o tema da Identidade Transfronteiriça como uma alternativa para o estudo da contrução das identidades pessoais de indivíduos que ocupam territórios transfronteiriços, locais onde as fronteiras naturais determinam as influências, significações e identificações desses indivíduos. Como proposta teórica, a Identidade Transfronteiriça traz elementos para refletirmos o dinamismo da vida fronteiriça e os processos individuais, de constituição dos sujeitos, que essa realidade (re)cria cotidianamente.  

Referências

BAUMANN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e gênese de classe. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Espírito de Estado. Gênese e estrutura do campo burocrático. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

CIAMPA, Antônio da Costa. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1996.

COSTA, Rogério Haesbaert da. Latifúndio e Identidade Regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

COSTA, W. M. Geografia Política e Geopolítica: Discursos sobre o território e o poder. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

CURY, M.J.F. Territorialidades Transfronteiriças do Iguassu (TTI): interconexões, interdependências, interpenetrações nas cidades da Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Tese defendida no Programa de Pós Graduação em Geografia. Curitiba, 2010.

DORFMAN, Adriana. Panorama, percurso e possível agenda para os Estudos Fronteiriços brasileiros. In: Dorfman, Adriana (Org.) Anuário Unbral pdas fronteiras brasileiras 2014. Porto Alegre: Editora Letra 1, Instituto de Geociências – UFRGS, 2015.

ERIKSON, Erik H. Identidade: juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

FERNANDES, Karina; ZANELLI, José Carlos. O processo de construção da identidade dos indivíduos na organização. Revista de Administração Contemporânea. São Paulo, v.10, n.1, p.55-72, jan/mar. 2006.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso no Collège de France. São Paulo : Martins Fontes, 2009.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GOMES-DA-SILVA, J. R.; WETZEL, U. A construção de um quadro analítico sobre as significações de espaço no contexto das mudanças organizacionais. In: Anais do Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 30, 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2006.

GOTTMANN, J. confronting centre and periphery. In: GOTTMANN, J. (Org.) Centre and periphery – spatial variation in politics. Berverly Hills and London: Sge Publications, 1980.

HABERMAS, Jurgen. A lógica das Ciências Sociais. São Paulo, Vozes, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006

HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: Inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: U.F.M.G., 2006.

INDOVINA, Francesco e CALABI, Donatella. Sull’uso capitalístico del territoria. In LUSSO, G. (Org.) Economia e Território. Milano: Angeli, 1974.

JENKINS, Richard. Social identity. Abingdon; New York: Routledge, 2008.

MESQUITA, Zilá. Antenas, redes e raízes da territorialidade. São Paulo: USP, 1992, Tese de Doutorado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1992.

PIMENTEL, Thiago Duarte; CARRIERI, Alexandre de Pádua. A espacialidade na construção da identidade. Cadernos EBAPE.BR, v.9, nº1, p.1-21, 2011.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1994.

REBOUÇAS, Lidia Marcelino. O planejado e o vivido: o reassentamento de famílias ribeirinhas no pontal do Paranapanema. São Paulo: Annablume, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A reprodução social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SOUZA, E. A.; PEDON, N.R. Território e Identidade. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas, v. 1, n.6, p. 126-147, Novembro, 2007.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2017-12-15