A REDE DE UNIDADES DE OBSERVAÇÃO PEDAGÓGICA E OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE HORTIGRANJEIROS EM ASSENTAMENTOS DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Nos assentamentos do Rio Grande do Sul vem se constituindo uma Rede de Unidades de Observação Pedagógica (RUOP) junto às famílias assentadas. A RUOP é norteada pela abordagem sistêmica, embasada na Análise e Diagnóstico de Sistemas Agrários e busca criar referenciais técnicas e econômicas sobre os diferentes sistemas de produção adotados pelos assentados. Dentre os sistemas acompanhados está o sistema de produção de hortigranjeiros, distribuído em assentamentos de diferentes regiões do Estado. A característica da maioria das unidades é o uso de baixa tecnologia e poucos insumos agroquímicos. Como resultado percebe-se que a maior parte destas unidades obtém renda superior a um salário mínimo mensal por unidade de trabalho, porém ainda é inexpressivo o número de famílias que adotam este sistema de produção. Dentre os desafios, faz-se necessário socializar os resultados econômicos obtidos e construir estratégias de fomento e qualificação dos sistemas de produção de hortigranjeiros nos assentamentos.
Referências
ATES/RS. Cartilha de Suporte Metodológico para a Rede de Unidades de Observação e Referência Pedagógica da ATES/RS. 2013, 103 p.
DONAZZOLO, J.; BELLÉ, A. R. ; MAZURANA, J. ; FOSCHIERA, L.. Condições para abastecimento de produtos ecológicos em Sananduva-RS. Anais do III Congresso Brasileiro de Agroecologia, Florianópolis, 2005.
DUFUMIER, Marc. Projetos de desenvolvimento agrícola: manual para especialistas. Tradução: Vitor de Athayde Couto. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2010.
SANTOS, C. E. et al.. Anuário brasileiro de hortaliças 2015. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2015.
SIGRA. Sistema Integrado de Gestão Rural da ATES. Banco de dados 2014. Integrado ao Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) aos assentamentos de Reforma Agrária. Disponível em: www.sigra.net.br. Acesso em: 21 de outubro de 2015.
SILVA NETO, B. Análise diagnóstico de sistemas agrários: uma interpretação baseada na teoria da complexidade e no realismo crítico. Desenvolvimento em Questão. vol 5, nº 09, Ijuí. p. 33-58. Jan/jun. 2007.
ZARNOTT, A. V., BELLÉ, A.R., VIGNOLO, A. M., FERREIRA, F. F., MIRANDA, F. Q., FRIEDRICH, G. N., CHIES, J. J., CARMO, L. E. A., FLECH, E. M., DALBIANCO, V. P., FIALHO, M. A. V., NEUMANN, P. S., MEDEIROS, J. Documento orientativo para execução do programa de ATES/RS em 2015, INCRA, Porto Alegre, 2015.
ZARNOTT, A. V; DALBIANCO, V. P. e NEUMANN, P. S. Rede de unidades de observação pedagógica do Programa de ATES do Rio Grande do Sul. Anais do X CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Foz do Iguaçu, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Adilson Roberto Bellé, Antônio Marcos Vignolo, Marcos Antônio Verardi Fialho- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).