A REDE DE UNIDADES DE OBSERVAÇÃO PEDAGÓGICA E OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE HORTIGRANJEIROS EM ASSENTAMENTOS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Adilson Roberto Bellé UFSM
  • Antônio Marcos Vignolo Programa ATES/RS
  • Marcos Antônio Verardi Fialho UFSM

Resumo

Nos assentamentos do Rio Grande do Sul vem se constituindo uma Rede de Unidades de Observação Pedagógica (RUOP) junto às famílias assentadas. A RUOP é norteada pela abordagem sistêmica, embasada na Análise e Diagnóstico de Sistemas Agrários e busca criar referenciais técnicas e econômicas sobre os diferentes sistemas de produção adotados pelos assentados. Dentre os sistemas acompanhados está o sistema de produção de hortigranjeiros, distribuído em assentamentos de diferentes regiões do Estado. A característica da maioria das unidades é o uso de baixa tecnologia e poucos insumos agroquímicos. Como resultado percebe-se que a maior parte destas unidades obtém renda superior a um salário mínimo mensal por unidade de trabalho, porém ainda é inexpressivo o número de famílias que adotam este sistema de produção. Dentre os desafios, faz-se necessário socializar os resultados econômicos obtidos e construir estratégias de fomento e qualificação dos sistemas de produção de hortigranjeiros nos assentamentos. 

Referências

ATES/RS. Cartilha de Suporte Metodológico para a Rede de Unidades de Observação e Referência Pedagógica da ATES/RS. 2013, 103 p.

DONAZZOLO, J.; BELLÉ, A. R. ; MAZURANA, J. ; FOSCHIERA, L.. Condições para abastecimento de produtos ecológicos em Sananduva-RS. Anais do III Congresso Brasileiro de Agroecologia, Florianópolis, 2005.

DUFUMIER, Marc. Projetos de desenvolvimento agrícola: manual para especialistas. Tradução: Vitor de Athayde Couto. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2010.

SANTOS, C. E. et al.. Anuário brasileiro de hortaliças 2015. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2015.

SIGRA. Sistema Integrado de Gestão Rural da ATES. Banco de dados 2014. Integrado ao Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) aos assentamentos de Reforma Agrária. Disponível em: www.sigra.net.br. Acesso em: 21 de outubro de 2015.

SILVA NETO, B. Análise diagnóstico de sistemas agrários: uma interpretação baseada na teoria da complexidade e no realismo crítico. Desenvolvimento em Questão. vol 5, nº 09, Ijuí. p. 33-58. Jan/jun. 2007.

ZARNOTT, A. V., BELLÉ, A.R., VIGNOLO, A. M., FERREIRA, F. F., MIRANDA, F. Q., FRIEDRICH, G. N., CHIES, J. J., CARMO, L. E. A., FLECH, E. M., DALBIANCO, V. P., FIALHO, M. A. V., NEUMANN, P. S., MEDEIROS, J. Documento orientativo para execução do programa de ATES/RS em 2015, INCRA, Porto Alegre, 2015.

ZARNOTT, A. V; DALBIANCO, V. P. e NEUMANN, P. S. Rede de unidades de observação pedagógica do Programa de ATES do Rio Grande do Sul. Anais do X CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Foz do Iguaçu, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-15