AGRICULTORES FAMILIARES INTEGRADOS A REDE ECOVIDA: VALORIZANDO PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS COM VISTA A UM TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Mara Irene Engelmann UNIOESTE
  • Dirceu Basso UNILA

Resumo

O processo participativo dos agricultores familiares da Rede Ecovida é determinante na construção de aspectos de confiabilidade e troca de experiências entre os mesmos e com os consumidores. Nascida por meio de reivindicações por uma agricultura mais sustentável, a Rede, está ancorada sob princípios de produção agroecológica. A Rede Ecovida esclarece que algumas regras gerais são estabelecidas quando se trata de comercialização dos produtos da produção agroecológica, que são: o acesso à toda população por meio de preços mais justos, a reciprocidade entre agricultores e consumidores, além da priorização do mercado interno tendo em vista os mercados locais. A dinâmica da Rede é movida por projetos de vida, os quais sustentam a autonomia de cada indivíduo com vista à valorização do meio ambiente como lugar e espaço a ser preservado através de uma produção mais sustentável e saudável. As questões sobre a qualidade, origem e produção saudável dos alimentos, as quais estão imbricadas no tema do consumo consciente, também se encontram ressaltadas na sociedade a partir de reivindicação de consumidores. Observa-se que a valorização do agricultor não convencional se faz necessária, face à rápida evolução do agricultor moderno convencional altamente ligado a agricultura capitalista e globalizada.

Referências

BASSO, Dirceu; GEHLEN, Ivaldo; Agricultores familiares modernos e diversos, Revista Orbis Latina, vol.5, nº2, Foz do Iguaçu/ PR (Brasil), Janeiro-Dezembro de 2015. ISSN: 2237-6976 Disponível no website https://revistas.unila.edu.br/index.php/orbis e ou https://sites.google.com/site/orbislatina/.

BASSO, Dirceu; Racionalidades modernas e identidades socioprofissionais de agricultores familiares; Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Porto Alegre, BR-RS, 2013, 238 f.

CONSEA; Os impactos do agrotóxicos na Segurança Alimentar e Nutricional: Contribuições do Consea; Brasília 2012. Disponível em: <http://antigo.contraosagrotoxicos.org/index.php/materiais/relatorios/os-impactos-dos-agrotoxicos-na-seguranca-alimentar-e-nutricional-contribuicoes-do-consea/download>. Acessado em 27 de mar de 2017 às 20:00.

CONTERATO, Marcelo Antonio; GAZOLLA, Marcio; SCHNEIDER, Sergio: A dinâmica agrícola do desenvolvimento da agricultura familiar no alto uruguai/RS: suas metamorfoses e reações locais. In: SABOURIN, E. e TONNEAU, J.P. (Org.). Agricultura familiar: interação entre políticas públicas e dinâmicas locais. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, v. 1, p. 47-60.

DAROLT, Moacir Roberto; Circuitos curtos de comercialização de alimentos ecológicos: reconectando produtores e consumidores IN: Agroecologia : práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura / organizadores Paulo André Niederle, Luciano de Almeida, Fabiane Machado Vezzani.— Curitiba : Kairós, 2013. 393 p

ENGELMANN, Mara I.; Análise de impacto da certificação orgânica desde uma perspectiva socioeconômica: caso agricultores familiares da rede ecovida de foz do iguaçu, paraná. Foz do Iguaçu, 2015.

ISSBERNER, R, L. Informação e conhecimento para o desenvolvimento sustentado em pequenas comunidades: a certificação de produtos para mercados alternativos. IX ENANCIB. USP 2008. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/view/3070/2196. Acessado em 25 de julho de 2016.

LAMARCHE, H. A agricultura familiar: comparação internacional. Campinas, SP: UNICAMP, 1993.

MEIRELLES, Laércio; Soberania Alimentar, agroecologia e mercados locais. Agriculturas - v. 1 - no 0 - setembro de 2004

MATTEDI, Cécile R.; A Construção social do mercado em Durkheim e Weber: análise do papel das instituições na sociologia econômica clássica; Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 20 Nº 57. fevereiro 2005.

NIEDERLE, A, P. Delimitando as Fronteiras Entre Mercados Convencionais e Alternativos para a Agricultura Familiar. Revista Extensão Rural, DEAER/PPGExR – CCR – UFSM, Ano XVI, n° 18, Jul – Dez de 2009; Disponível em: http://w3.ufsm.br/extensaorural/art1ed18.pdf. Acesso em 25 de julho de 2016.

PEREZ-CASSARINO, Julian; FERREIRA, Angela Duarte D.; Agroecologia, construção social de mercados e a constituição de sistemas agroalimentares alternativos: uma leitura a partir da rede ecovida de IN: Agroecologia : práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura / organizadores Paulo André Niederle, Luciano de Almeida, Fabiane Machado Vezzani.— Curitiba : Kairós, 2013. 393 p.

PEREZ-CASSARINO, Julian; A construção social de mecanismos alternativos de mercados no âmbito da Rede Ecovida de Agroecologia;– Curitiba, 2012; 450 f. Disponível em: <http://www.centroecologico.org.br/teses.php.> Acessado em: 04 nov. 2015 às 21:49.

PORTILHO, F. Novos atores no mercado: movimentos sociais econômicos e consumidores politizados. Revista Política &Sociedade - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina – Vol. 8, nº 15, out. 2009. p.199-224

ROVER, Oscar José; Agroecologia, mercado e inovação social: o caso da Rede Ecovida de Agroecologia. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 56-63, jan/abr 2011.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond. 2002.

SAQUET, Marcos Aurelio; Por uma geografia de las territorialidades y las temporalidades: Uma concepción multidimensional orientada a la cooperación y el desarrollo territorial. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Biblioteca Humanidades; 36. (2015).

SCHNEIDER, Sérgio; Tendências e temas dos estudos sobre desenvolvimento rural no Brasil; 2007; Disponível em: http://portal.mda.gov.br/o/884942.

SEPULCRI, Odílio; TRENTO, Edilson J.; O mercado e a comercialização de produtos agrícolas - Curitiba: Instituto Emater, 2010

VEIGA, José Eli da; Agricultura e sustentabilidade; Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.13, n.3, p.383-404, 1996.

WILKINSON, John; Mercados, redes e valores; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-15