TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ASSENTAMENTOS RURAIS IRENO ALVES DOS SANTOS E MARCOS FREIRE EM RIO BONITO DO IGUAÇU-PR

Autores

  • Jéssica Aparecida de Ávila Follmann UNIOESTE/PGDRS
  • Djoni Roos UNIOESTE

Resumo

A Educação do Campo, enquanto reivindicação camponesa surge em torno dos movimentos sociais, principalmente do MST, a partir de meados da década de 1990. Firmada nas discussões realizadas durante o 1º Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrária (ENERA), tem, como eixo norteador, a reivindicação de uma educação voltada para os camponeses, negando as concepções de educação ruralista ofertada a estes sujeitos, durante décadas no país. Igualmente as reivindicações em torno da Educação do Campo, muitas são suas manifestações de cunho cultural, social, simbólicas, envoltas sobre a territorialização das lutas, engendradas nos movimentos sociais, especialmente junto ao Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Referências

ARROYO, M. G. et al. Por uma Educação do Campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v.7, n. 1, p. 35–64, 2009

___________. Pensando a Educação dos Camponeses. In: WIZNIEWSKY, Carmen R. F.; MOURAD, Leonice A. de F. A. (Org.). Educação, memória e resistência popular na América Latina. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p. 88-110.

CAMACHO, R. S. Paradigmas em disputa na educação do campo, 2013. 809 p. Tese (doutorado em Geografia) Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”- UNESP.

CARVALHO, L. Processos organizativos nos assentamentos de reforma agrária Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu – PR, 2011. 77p. Monografia (graduação em Geografia) Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”- UNESP

CASAGRANDE, N. A questão agrária e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra. Diálogo Educacional, v.8, n.25, p. 765–785, 2008.

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRENO ALVES DOS SANTOS. Projeto Político Pedagógico. 2012, 303p.

FERNANDES, B. M. Espacialização e Territorialização da luta pela terra: a formação do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no estado de São Paulo, 1994, 208 p. Dissertação (mestrado) Departamento de Geografia da F. F. L. C. H. da Universidade de São Paulo.

FOLLMANN, J. A. A. A Educação do Campo nos assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire: desafios e contradições. 2017. 68 p. Monografia (graduação em Geografia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon.

MFRURAL. Rio Bonito do Iguaçu... Disponível em: <http://www.mfrural.com.br/cidade/rio-bonito-do-iguacu-pr.aspx> Acesso em: 28 de mar. de 2017.

ROOS, Djoni. Contradições na construção dos territórios camponeses no Centro-Sul paranaense: territorialidades do agronegócio, subordinação e resistências. Presidente Prudente, 2015. 392 p. Tese (doutorado em Geografia) Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”- Faculdade de Ciências e Tecnologia

SHULS, G. Armazém das ideias. Disponível em: <http://www.oarmazemdasideias.wordpress.com/2014/11/25/sebastiao-salgado/> Acesso em: 1º de ago. de 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-15