Parque Nacional do Iguaçu: o processo de migração, ocupação e as marcas na paisagem natural.

Autores

  • Rudy Nick Vencatto Instituto Federal do Paraná - IFPR

Resumo

Este artigo tem como objetivo lançar olhares sobre o processo de migração e ocupação do Parque Nacional do Iguaçu, bem como perceber as mudanças perpetradas por estes sujeitos que viveram no espaço do parque durante os anos de 1960-1970. Nessa direção, investiga memórias e dinâmicas socioambientais relacionadas à instituição do parque enquanto área de proteção ambiental. Metodologicamente o artigo utiliza-se da História Oral para pensar as diferentes maneiras como os próprios agricultores colonos rememoram as experiências de permanência no interior do parque e como estes antigos moradores alteraram de  forma permanente a paisagem natural.

Biografia do Autor

Rudy Nick Vencatto, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Graduado em História, Mestre em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Trabalha com temáticas do campo da Memória Social, História Ambiental, História Oral, Oeste do Paraná, Migrações e Identidades.

Referências

ARRUDA, Rinaldo. Populações tradicionais e a proteção dos recursos naturais em Unidades de Conservação. In: Diegues, Antonio C. (org) Etnoconservação – Novos Rumos para a Conservação da Natureza. 2ªed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

DIEGUES, Antonio Carlos Santana. O mito moderno da natureza intocada. 3ª ed. São Paulo: Hucitec / Núcleo de Apoio à pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2000.

PIMPERT, Michel P.; Pretty, Jules N.. Parques, Comunidades e Profissionais: Incluindo Participação no Manejo de Areas Protegidas. In: Diegues, Antonio C. (org) Etnoconservação – Novos Rumos para a Conservação da Natureza. 2ªed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC – SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo, 1981. p. 25-39.

__________________ Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdade. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Puc-SP. São Paulo – Brasil, 1997, p. 7-24.

__________________ A Filosofia e os Fatos: Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempos, Rio de Janeiro, vol. 1 nº 2, 1996, p. 59-72.

RICOBOM, Arnaldo Eugenio. O Parque do Iguaçu como Unidade de Conservação da Natureza no âmbito do Mercosul: os problemas decorrentes da degradação ambiental. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, 2001.

BRITO, Maria Cecilia Wey de. Unidades de Conservação; Intenções e Resultados. Dissertação de Mestrado em Ciência Ambiental defendida em 1995 na Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-01