Novas configurações para a construção do conhecimento na contemporaneidade:riscos e possibilidades
Resumo
O campo do conhecimento é algo que vem sendo intensamente discutido, questionado e analisado de forma muito pontual nos dias atuais pela sociedade. A construção do conhecimento e a sua imbricação teórica ligada à prática tem surtido um grande impacto no cenário atual fazendo refletir a respeito de suas contribuições para o desenvolvimento de perspectivas que permeiam o mundo moderno/contemporâneo trazendo para este uma série de implicações. No que tange a discussão filosófica o conhecimento não é unicamente resumido a um conceito, hipóteses e ideias, mas, tem juntura a um aspecto pragmático que sendo assim tem ligação com o real no qual temos contato direto. Sendo assim, este trabalho traz uma reflexão a cerca das implicações, riscos e possibilidades para a cosntrução no conhecimento na contemporaneidade trazendo uma série de contribuições para o campo da educação.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWANDSNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
CARDOSO, C. F. Epistemologia pós-moderna: a visão de um historiador. In.: FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais, 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na Era da Informação. São Paulo: Fortuna, 1998.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
OLIVEIRA, J. F. de e LIBÂNEO, J. C. A educação escolar: sociedade contemporânea. Fragmentos de Cultura, Goiânia: IFITEG, v. 8, n. 3, p. 597-612, mai./jun.1998.
SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.