Novas configurações para a construção do conhecimento na contemporaneidade:riscos e possibilidades

Authors

Abstract

O campo do conhecimento é algo que vem sendo intensamente discutido, questionado e analisado de forma muito pontual nos dias atuais pela sociedade. A construção do conhecimento e a sua imbricação teórica ligada à prática tem surtido um grande impacto no cenário atual fazendo refletir a respeito de suas contribuições para o desenvolvimento de perspectivas que permeiam o mundo moderno/contemporâneo trazendo para este uma série de implicações. No que tange a discussão filosófica o conhecimento não é unicamente resumido a um conceito, hipóteses e ideias, mas, tem juntura a um aspecto pragmático que sendo assim tem ligação com o real no qual temos contato direto. Sendo assim, este trabalho traz uma reflexão a cerca das implicações, riscos e possibilidades para a cosntrução no conhecimento na contemporaneidade trazendo uma série de contribuições para o campo da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rodolfo Nascimento Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Graduado no curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Paraiba.

References

ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWANDSNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.

CARDOSO, C. F. Epistemologia pós-moderna: a visão de um historiador. In.: FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais, 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na Era da Informação. São Paulo: Fortuna, 1998.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, J. F. de e LIBÂNEO, J. C. A educação escolar: sociedade contemporânea. Fragmentos de Cultura, Goiânia: IFITEG, v. 8, n. 3, p. 597-612, mai./jun.1998.

SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

Published

2018-01-23