Colonialidade do saber e universidade no Brasil: a necessária promoção da justiça cognitiva
Citas
a) Livros:
ALMEIDA FILHO, N. Universidade Nova: Textos críticos e esperançosos.
Brasília: Editora da Universidade de Brasília; Salvador: EDUFBA, 2007.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. La Paz, 2009.
b) Artigos em coletâneas:
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO (Orgs.). A Colonialidade do saber, eurocentrismo Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 117-142. Disponível em: << http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf>> Acesso em: 24 de novembro de 2016.
SANTOS, B. S.; et. all. Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a
diversidade epistemológica do mundo. In: Boaventura de Sousa Santos.; et. al. (Orgs.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Porto: Afrontamento, 2004.
c) Artigos em periódicos:
QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia. In: Revista Novos Rumos,
nº 37, ano 17, 2002, p. 4- 28.
d) Artigos em periódicos da Internet:
BRITO, L. M. Novas Rotas para o Ensino Superior no Brasil: os bacharelados interdisciplinares da UFRB. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.) – Instituto de Humanidades Artes e Ciências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2015. Disponível em: << https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18380>>. Acesso em: janeiro de 2017.
NOGUEIRA, J. F. F. Reforma da Educação no Governo Lula: debate
sobre ampliação e democratização do acesso. Brasília: UnB, 2008. 123 p. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: <<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1230/1/DISSERTACAO_2008_JaanaFlaviaFernandesNogueira.pdf >> Acesso em: janeiro de 2017.
SANTOS, D. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no
ensino superior como política afirmativa. Salvador: UFBA, 2009. 209 p. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: << https://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11778 >> Acesso em: 22 de setembro de 2016
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.