A contribuição de Alberto Guerreiro Ramos para a descolonização das ciências sociais no Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta, em três partes, uma sinopse da contribuição de Alberto Guerreiro Ramos para a descolonização das ciências sociais no Brasil. Partimos de uma breve apresentação do autor; em seguida destacamos elementos fundamentais de seu pensamento, presente na teoria da Redução Sociológica, atitude metódica requerida ao sociólogo comprometido com o projeto o de existência histórica de sua comunidade, característica perene em sua obra; e, ao final, buscamos exemplificar a sociologia militante proposta por este autor a partir da reflexão referente ao ‘problema do negro’ no Brasil.
Referências
BRIGAGÃO, C. Da sociologia em mangas de camisa à túnica inconsútil do saber. In: GUERREIRO RAMOS, A. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. 8-18 p.
CAMPOS, L. A. “O negro é povo no brasil”: afirmação da negritude e democracia racial em Alberto Guerreiro Ramos (1948-1955) Caderno CRH, Salvador, v. 28, n. 73, p. 91-110, Jan./Abr. 2015.
DOU, Diário Oficial da União - Seção 1 - 15/7/1955, Página 13641. Decreto nº 37.608, de 14 de Julho de 1955.
FGV-CPDOC, Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001.
GUERREIRO RAMOS, A. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Editorial ANDES Limitada, 1957 [Ed. UFRJ, 1995]
_____________. A redução sociológica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1965.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.