Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Latino-Americana de Estudos Avançados (Relea) da Unila constitui-se como veículo privilegiado para o debate e a reflexão de temas e problemas de interesse contemporâneo na América Latina. Promove a publicação de dossiês originais resultantes de pesquisas voltadas ao contexto latino-americano e tendo como princípio a pluralidade de ideias e o estímulo à integração regional pelo saber compartilhado em todas as áreas do conhecimento. Seu conteúdo é de acesso livre e os manuscritos submetidos são analisados no sistema de pares cegos de revisores. Todas as seções da Relea, como artigos e entrevistas, devem relacionar-se aos temas e problemas destacados na chamada para o dossiê. Ou seja, todo manuscrito aprovado é integrado ao dossiê.


Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos para quaisquer seções do periódico passam por processo de avaliação. Quando previamente aprovados pelos organizadores do dossiê, são avaliados pelo Editor-Chefe. Caso estejam dentro do foco e escopo da revista e formalmente corretos, os manuscritos são distribuídos para, pelo menos, dois avaliadores, cujas pesquisas tenham afinidade ou proximidade com a temática dos originais, resguardados os eventuais conflitos de interesses que porventura possam existir. É assegurado, durante todo o processo de avaliação, o anonimato das partes envolvidas. A decisão final sobre a aprovação ou não dos manuscritos cabe à Comissão Editorial do periódico.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • Aprovação pela Comissão Editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política para Dossiês

Os dossiês reúnem trabalhos que enfoquem uma temática determinada. O objetivo principal é fomentar a discussão acadêmica de alto nível em diversos temas, reforçar a multiplicidade de pontos de vista, sempre tendo por base a América Latina e o Caribe. Os dossiês devem ser propostos espontaneamente ao Editor por dois pesquisadores doutores e, preferencialmente, de diferentes instituições. A Comissão Editorial delibera sobre a pertinência ou não da proposta encaminhada. Todos os manuscritos submetidos para um determinado dossiê devem ser submissões online pelo sistema da revista. Se considerados relevantes pelos organizadores do dossiê e pelo Editor-Chefe, passam pela avaliação cega (blind review) por, pelo menos, dois pareceristas ad hoc designados pelo Editor-Chefe. Há um período de tempo previamente fixado para submissões, divulgado no Call for Papers. Reservam-se, pelo menos, seis meses entre a divulgação da Chamada e o prazo final para submissões.

Histórico do periódico

A publicação substitui a Revista do IMEA (RevIU) criada no contexto de estruturação da UNILA e que foi voltada para temáticas relacionadas ao Mercosul e o diálogo com as políticas públicas e setoriais. A Comissão Editorial, em meados de 2015, buscando ampliar tanto o escopo político-geográfico quanto o rol dessas temáticas, propôs a criação de um novo editorial centrado na América Latina e Caribe em tempos de globalização.