O Parque Nacional do Iguaçu e a Educação Ambiental: uma trajetória a ser contada.

Autores

  • Rosani Borba UNIOESTE
  • Marcia Borin da Cunha UNIOESTE
  • Mariele Mucciatto Xavier Parque Nacional do Iguaçu.

Resumo

O presente artigo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e documental acerca da prática de Educação Ambiental (EA) desenvolvida pelo Parque Nacional do Iguaçu. Tem por objetivo colaborar com a produção acadêmica sobre o parque, especialmente ao resgatar o histórico da EA e da formação de professores realizada no Parque Nacional do Iguaçu nos últimos 17 anos. Para tanto, apresenta-se um panorama geral da EA no Brasil, seus principais conceitos e legislações, além do histórico e caracterização do Parque Nacional do Iguaçu, discutindo sobre a prática da educação ambiental realizada nesse contexto.

Biografia do Autor

Rosani Borba, UNIOESTE

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIOESTE campus Foz do Iguaçu.

Marcia Borin da Cunha, UNIOESTE

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIOESTE campus Foz do Iguaçu

Mariele Mucciatto Xavier, Parque Nacional do Iguaçu.

Analista Ambiental do ICMBIO. Parque Nacional do Iguaçu- Escola Parque

Referências

BARCELOS, Valdo. “Mentiras” que parecem “verdades”. (Re) pensando a educação ambiental no cotidiano da escola. In: ZAKRZEVSKI, Sonia, B. A Educação ambiental na escola: abordagens conceituais. Erechim/RS: Edifapes, 2003, p. 81-89.

BRASIL.Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal. Parque Nacional do Iguaçu. Plano de Ação Emergencial. Brasília, 1994.

_______.República Federativa do Brasil. Lei nº. 9.795, de 27 de dezembro de 1999a.Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm.> Acesso em: 04/01/2016.

______. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO. Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu. 1999b. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/plano-de-manejo> Acesso em: 21/04/2016.

_______. Decreto n. 4.281 de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei n. 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm Acesso em 04/01/2016.

______. Ministério do Meio ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Brasília, 2005.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: diversidade e inclusão, Organizado por Clélia Brandão Alvarenga Craveiro e Simone Medeiros. Brasília: Conselho Nacional de Educação: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17212-diretrizes-curriculares-nacionais-para-educacao-basica-diversidade-e-inclusao-2013&category_slug=marco-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 21/03/2016.

______. Educação Ambiental em Unidades de Conservação: Ações voltadas para Comunidades Escolares no contexto da Gestão ambiental Pública. Brasília, 2016.

BORBA, R.; BARQUEZ, R.; CERUTTI, I. Histórico e vivências de um coletivo educador, o caso de Foz do Iguaçu. In: RAYMUNDO, M. BRIANEZI, T.

SORRENTINO, Marcos. Como construir políticas públicas de educação ambiental para sociedades sustentáveis. São Carlos /SP, Diagrama Editorial, 2015. P. 62-68. Disponível em: <https://issuu.com/thaisbrianezi/docs/como-construir-pp-ebook-01>, Acesso em 02/03/2016.

CORRÊA, Marcos de Sá. Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu. Cascavel, PR. Tuicial, 2014.

MACHADO, T. J. ANDRADE, F. D. A ambientalização das instituições de educação superior e seus desafios. In: RAYMUNDO et al.. Como construir políticas públicas de educação ambiental para sociedades sustentáveis?São Carlos (SP): Diagrama Editorial, 2015.

KROPF, Marcela Stüker. Ultrapassando fronteiras na gestão da biodiversidade: o caso dos Parques Nacionais do Iguaçu (Brasil)/Iguazú (Argentina. 304 f .Tese deDoutorado em Ciências Ambientais e Florestais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientas e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2014.

LAYRARGUES, Philippe Pomier e LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. São Paulo, V. XVII, n. 1 p. 24-40. Jan-mar, 2014.

MARTINS, Lavinia Raquel Martins de. O turismo na história de Foz do Iguaçu, PR. Camboriu, SC, 2010 <http://siaibib01.univali.br/pdf/Lavinia%20Raquel%20Martins%20de%20Martins.pdf>. Acesso em 14/05/2016.

MOREIRA, Tereza. Plano de Manejo Parque Nacional do Iguaçu: Resumo executivo. Brasília, agosto de 2000.

PNI. Parque Nacional do Iguaçu, Contextualização, conflitos e ações. Foz do Iguaçu, PR, 2011.

VIEZZER, Moema L. Círculos de aprendizagem para a sustentabilidade: caminhada no coletivo educador da Bacia do Paraná III e Entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, Ministério do Meio Ambiente, 2007.

XAVIER, Mariele M.; SILVA, Daniela B. F.; GUILHARDI, Franciéle. A educação ambiental na conservação do Parque Nacional do Iguaçu. In:CARNIATO, I.;ROSA, M.A.; MORAES, M. M.; ZONIN, W.J. (Orgs.). Educação ambiental: redes e sustentabilidade. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná. 2015, p.163-174.

ZAKRZEVSKI, Sonia, B. A Educação ambiental na escola: abordagens conceituais. Erechim/RS: Edifapes, 2003.

Downloads

Publicado

2018-11-01