Chamada de Artigos para o Dossiê: Desenvolvimento Amazônico e Integração Regional, v. 2, n. 1 (2017)

2016-11-25

A edição 2017 da Relea recebe submissões para o Dossiê Desenvolvimento Amazônico e Integração Regional.

Os coordenadores do dossiê são Pedro Marcelo Staevie (UNILA) e Luis Eduardo Aragón Vaca (NAEA/UFPA).

Data limite para envio de manuscritos: 08/05/2017

Eixo principal de convergência interdisciplinar: Economia, Ciência Política, Relações Internacionais, Geografia Humana, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, Desenvolvimento Socioambiental.

O dossiê focará em quatro problemáticas centrais: desenvolvimento sustentável, integração regional, fronteiras e mobilidade populacional.

Visa contribuir para o debate acerca da importância que joga a Pan-Amazônia no cenário latino-americano, em particular nas áreas do conhecimento envolvidas na proposta. A Pan-Amazônia engloba oito países independentes (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e mais o território ultramarino francês da Guiana Francesa. Esta imensa região está envolvida em uma série de processos/fenômenos econômicos, políticos, sociais, culturais, de extrema relevância para a América Latina como um todo.

O dossiê busca, assim, a contribuição de autores de toda a América Latina (e também de outras regiões) que possam trazer discussões profícuas acerca das problemáticas centrais propostas, a partir de perspectivas internas ao eixo principal de convergência interdisciplinar, bem como a partir de perspectivas de outras áreas do conhecimento nas quais aquelas problemáticas estejam traduzidas.

O desenvolvimento sustentável, a integração regional, as questões fronteiriças e a ampla mobilidade populacional na região são temas nevrálgicos para um maior entendimento da mesma, assim como para nortear as políticas públicas que venham a interferir na realidade regional.