Escola e identidades étnico-raciais: literatura infantil

Marcia Aparecida de Souza

Resumo


RESUMO

 

Esta comunicação discute como a literatura infantil, que atualmente tem explorado a questão da cultura e estética negra afirmativa, pode favorecer por meio das imagens e histórias de personagens negros e do Continente Africano uma auto identificação positiva dos alunos negros da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diferentes obras literárias lançadas na última década podem ser trabalhadas em sala de aula com esse objetivo. Livros infantis podem ser usados para reverter a visão negativa da identidade negra, que tem sofrido fortes impactos pela forma como os negros são retratados nos livros e na mídia e devido à influência das relações estabelecidas no cotidiano escolar e na convivência social. Preconceitos, discriminações e a presença de estereotipias associadas às características dos negros tem trazido alterações nas subjetividades e manifestações de angústias relacionadas a uma visão negativa da identidade do negro e isso afeta de forma injusta as crianças negras. O estudo reflete sobre essas questões a partir da abordagem do papel da literatura infantil afrodescendente na escola, reforçando a identidade negra.

 

Palavras-chave: escola, identidade negra, literatura infantil


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Referências


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