Escola e identidades étnico-raciais: literatura infantil
Resumen
RESUMO
Esta comunicação discute como a literatura infantil, que atualmente tem explorado a questão da cultura e estética negra afirmativa, pode favorecer por meio das imagens e histórias de personagens negros e do Continente Africano uma auto identificação positiva dos alunos negros da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diferentes obras literárias lançadas na última década podem ser trabalhadas em sala de aula com esse objetivo. Livros infantis podem ser usados para reverter a visão negativa da identidade negra, que tem sofrido fortes impactos pela forma como os negros são retratados nos livros e na mídia e devido à influência das relações estabelecidas no cotidiano escolar e na convivência social. Preconceitos, discriminações e a presença de estereotipias associadas às características dos negros tem trazido alterações nas subjetividades e manifestações de angústias relacionadas a uma visão negativa da identidade do negro e isso afeta de forma injusta as crianças negras. O estudo reflete sobre essas questões a partir da abordagem do papel da literatura infantil afrodescendente na escola, reforçando a identidade negra.
Palavras-chave: escola, identidade negra, literatura infantil
Citas
FREITAS, Daniela Amaral da Silva. Literatura infantil dos kits de literature afro-brasileira da PBH: um currículo para ressignificação das relações étnico-raciais? / Daniela Amaral Silva Freitas. –Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2014. 280f
JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In. SOUZA, Florentina e LIMA, Maria Nazaré (Org). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro- Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006
MARIOSA, Gilmara Santos; DOS REIS, Maria da Glória. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, v.8, n.1, p.42-53, 2011.
PASTORELLO, Mariana Carbonero; ANGELO, Aline Aparecida; TORRES, Simone Pádua. A importância da “Contação” de histórias para o processo de alfabetização e na formação de leitores. Revista Mediação. Vol. 6 fevereiro-julho/2015.
RAMOS, Ana Cláudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina, 2011.
SILVA, Jerusa Paulino da. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso de Pedagogia)-Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.