Escola e identidades étnico-raciais: literatura infantil

Authors

Abstract

RESUMO

 

Esta comunicação discute como a literatura infantil, que atualmente tem explorado a questão da cultura e estética negra afirmativa, pode favorecer por meio das imagens e histórias de personagens negros e do Continente Africano uma auto identificação positiva dos alunos negros da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diferentes obras literárias lançadas na última década podem ser trabalhadas em sala de aula com esse objetivo. Livros infantis podem ser usados para reverter a visão negativa da identidade negra, que tem sofrido fortes impactos pela forma como os negros são retratados nos livros e na mídia e devido à influência das relações estabelecidas no cotidiano escolar e na convivência social. Preconceitos, discriminações e a presença de estereotipias associadas às características dos negros tem trazido alterações nas subjetividades e manifestações de angústias relacionadas a uma visão negativa da identidade do negro e isso afeta de forma injusta as crianças negras. O estudo reflete sobre essas questões a partir da abordagem do papel da literatura infantil afrodescendente na escola, reforçando a identidade negra.

 

Palavras-chave: escola, identidade negra, literatura infantil

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcia Aparecida de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

Mestre em Ensino (UFF)

Graduaçao Letras (UEMG)

Áreas de interesse: Minorias sociais, comunidades quilombola, Literatura Africana e ensino religioso

 

References

FREITAS, Daniela Amaral da Silva. Literatura infantil dos kits de literature afro-brasileira da PBH: um currículo para ressignificação das relações étnico-raciais? / Daniela Amaral Silva Freitas. –Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2014. 280f

JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In. SOUZA, Florentina e LIMA, Maria Nazaré (Org). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro- Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006

MARIOSA, Gilmara Santos; DOS REIS, Maria da Glória. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, v.8, n.1, p.42-53, 2011.

PASTORELLO, Mariana Carbonero; ANGELO, Aline Aparecida; TORRES, Simone Pádua. A importância da “Contação” de histórias para o processo de alfabetização e na formação de leitores. Revista Mediação. Vol. 6 fevereiro-julho/2015.

RAMOS, Ana Cláudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina, 2011.

SILVA, Jerusa Paulino da. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso de Pedagogia)-Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Published

2018-01-23