Peabiru já foi pra Cuba!

2020-07-29

A Peabiru foi um entre os diferentes projetos latino-americanos selecionados para participar do encontro na histórica e expoente Casa de Las Américas, uma organização fundada em Cuba em 1959, para promover o intercâmbio da cultura cubana com a de outros países da região. Um momento pensado para transbordar experiências através da arte e da cultura, e reunir relevantes trabalhos em uma semana que culminou em debates, exposições, saraus, muralismo, rodas de leitura e performances musicais e teatrais. A participação da Peabiru em Cuba se deu através de exposição fotográfica com o acervo dos 6 anos da revista e uma oficina criativa para elaboração de uma edição especial, que resultou na ed. 22, publicada em 2018, a qual contou com a colaboração de outros participantes do evento.

Naqueles dias compartilhamos, entrevistamos, e captamos conteúdos para compor a edição impressa número 22.. Esta
edição traz em sua capa o mural produzido pela grafiteira peruana Mônica Miros e o texto sobre a poesia e o hibridismo da linguagem que renasce na fronteira entre México e Estados Unidos, escrito por Cynthia Franco. Apresenta ainda o texto “Creaciones en intersección: una reflexión sobre casa tomada 2017, seis meses más tarde” e um ensaio de fotografias de Havana, um relato sobre a passagem do furacão Irma e um texto sobre as Mulheres na História de Cuba.

Estar na Casa de Las Américas um icônico espaço de criação e difusão da nossa cultura, e que cumpriu
um importante papel no processo revolucionário cubano ao integrar o país caribenho com outras culturas
latino-americanas foi dos momentos mais significativos de nossa trajetória.

Setembro de 2017 foi o momento em que a Peabiru nos levou mais longe, abriu caminhos da cultura latino-americana para a compreendermos além mares, no qual somamos nossa trajetória a de muitos outros artistas e produtores culturais de vários países da América Latina.

 

veja as FOTOS do encontro na Casa Tomada clicando aqui

 

E também acesse o site da Casa de Las Américas e saiba mais osbre este importante espaço cultural latino-americano: www.casadelasamericas.org